Notícias
Prestação de Serviços
5º Mutirão de Documentação do Tocantins realiza 2.500 atendimentos em Marianópolis (TO)
Incra fez 600 atendimentos, com a entrega de 100 títulos de domínio e 70 CCUs a famílias assentadas - Foto: Incra/TO
O 5º Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural do Tocantins, realizado no município de Marianópolis do Tocantins, teve saldo muito positivo, com cerca de 2.500 atendimentos realizados nos cinco dias de atividades.
O 5º Mutirão ocorreu entre os dias 3 e 7 de novembro de 2025 e superou expectativas, ao realizar cerca de 2.500 atendimentos que contemplaram toda a região do município de Marianópolis – distante aproximadamente 200 quilômetros da capital Palmas.
E em Marianópolis, foram cerca de 600 atendimentos realizados pela equipe do Incra/TO, com a entrega de pouco mais de 100 títulos de domínio e aproximadamente 70 Contratos de Concessão de Uso (CCUs) a famílias assentadas. Também foram realizadas atualização cadastral, regularizações fundiárias, desbloqueios de lotes, homologações, vistorias ocupacionais, entre outros serviços. São ações que garantiram mais segurança jurídica e dignidade às famílias assentadas.
Parcerias
Além das ações do Incra, o mutirão contou com a importante participação de diversos órgãos parceiros, que ampliaram o alcance e o impacto das ações.
O TRE/TO realizou 470 atendimentos, a Secretaria de Segurança Pública somou 400 atendimentos, e os serviços cartorários registraram 160 atendimentos.
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) prestou 185 atendimentos, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) emitiu 124 Carteiras de Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) atendeu 31 pessoas, garantindo acesso a serviços essenciais e fortalecendo a rede de apoio às agricultoras e suas famílias.
Além disso, a Agência Fomento Tocantins, a Caixa Econômica Federal e o Banco da Amazônia (BASA) concederam mais de R$ 1 milhão em financiamentos, impulsionando o desenvolvimento e a autonomia financeira das mulheres do campo.
O superintendente regional do Incra/TO, Edmundo Rodrigues, destacou o impacto social e o comprometimento das equipes envolvidas. “Foram dias intensos de trabalho e dedicação. Cada documento entregue, cada família atendida representa um avanço concreto na vida de quem está no campo. Esse resultado é fruto da união de esforços e do compromisso de todos os parceiros”, afirma.
Assim, as cinco edições do Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural do Tocantins já totalizam cerca de 10 mil atendimentos em todo o Estado, se configurando como um marco de inclusão e transformação social no campo.
Com informações do Incra/TO.
Acompanhe também as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp.
Assessoria de Comunicação Social do Incra
imprensa@incra.gov.br
(61) 3411-7404