Notícias
Prestação de serviços
5ª edição da Caravana de Atendimento Rural chega a Macapá (AP) e realiza 321 atendimentos
Agricultoras Marly Souza e Fracinete Silva receberam seus documentos da diretora Rose Rodrigues - Foto: Incra/AP
A 5ª edição da Caravana de Atendimento Rural Integrada chegou à capital do Amapá, Macapá, levando serviços essenciais às comunidades rurais do Igarapé das Armas e do PA Corre Água - localizadas a cerca de 160 km do centro urbano.
A ação, realizada entre os dias 22 a 24 de abril, resultou em 321 atendimentos a famílias da região, promovendo inclusão social e fortalecendo a agricultura familiar.
Entre os beneficiários desta edição, as agricultoras Marly Souza e Fracinete Silva foram destaque, pois elas receberam seus documentos diretamente das mãos da diretora de Desenvolvimento Sustentável do Incra, Rose Rodrigues, que esteve no estado para acompanhar de perto as ações da Caravana.
Emocionada, Marly Souza deixou seu recado. "Nós estamos felizes por essa Caravana ter chegado até a gente. Fazia muito tempo que não tínhamos tantos órgãos juntos aqui dentro do assentamento. Hoje pude aprender um pouco mais sobre a praga da mandioca com a Diagro, tirei meu CAF e fui instruída sobre projeto com o Sebrae", disse.
O documento entregue, o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), é o requisito básico para que agricultores e empreendedores familiares rurais acessem políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agricultura, como crédito rural, assistência técnica, fomento produtivo e apoio à comercialização. Durante os três dias de ação, o Incra e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Amapá (Rurap) emitiram 93 CAFs.
Somando-se às edições anteriores realizadas em 2025, a Caravana já contabiliza 1.975 atendimentos em todo o estado do Amapá.
A região atendida pela Caravana, formada por pequenos produtores e agricultores familiares, fica distante da área urbana de Macapá e enfrenta desafios no acesso a serviços públicos. Com a chegada da iniciativa, famílias que há muito aguardavam assistência conseguiram regularizar sua situação e abrir novos caminhos para o fortalecimento de suas atividades produtivas.
O superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) no Amapá, Van Vilhena, destacou a importância da ação. "Atuar diretamente nas comunidades demonstra o compromisso do Governo com quem vive da agricultura familiar. A Caravana aproxima o Poder Público das famílias rurais, promovendo oportunidades, acesso a direitos e impulsionando o desenvolvimento local”, afirma.
O superintendente regional do Incra no Amapá, Gersuliano Pinto, reforçou os argumentos de importância e valorização da Caravana. "Essa é a importância de todos esses órgãos juntos. Quero parabenizar a organização da Caravana e todos os servidores que fazem parte desse momento. Essa iniciativa mostra que o Poder Público está presente nas comunidades, gerando dignidade, pertencimento e novas oportunidades para os produtores rurais", opinou.
A Caravana é um esforço conjunto entre o Incra, o MDA, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Amapá (Rurap), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Amapá Terras, Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá (Diagro), Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq), Banco da Amazônia e Caixa Econômica Federal, com apoio do Governo Federal, do Governo do Estado do Amapá e das prefeituras municipais.
Com informações do Incra/AP.
Acompanhe também as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp.
Assessoria de Comunicação Social do Incra
imprensa@incra.gov.br
(61) 3411-7404