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INOVAÇÃO
MEAC implanta método ISBAR na Emergência
A Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC), está inovando com metodologias de aperfeiçoamento para o cuidado ofertado. Na última sexta-feira, dia 22, a instituição iniciou a implantação do método de comunicação assertiva “ISBAR na Transição do Cuidado” no Serviço de Emergência. O recurso consiste na padronização da organização e repasse das informações a fim de evitar erros. Durante a campanha de divulgação, realizada pela manhã, foram afixados cartazes e feitas rondas educativas nas unidades assistenciais da Maternidade.
ISBAR é uma sigla que reúne o passo a passo deste método que é sugerido como ferramenta de gestão para segurança do paciente nas instituições de saúde. O primeiro é identificar adequadamente a paciente, com nome e data de nascimento, e, em seguida, verificar a situação, ou seja, o que a pessoa tem, qual a sua queixa/problema de saúde. O background, do inglês que significa ‘antecedentes’, ou também mencionado como breve histórico, refere-se a entender o contexto clínico, junto à avaliação, tratando-se das informações sobre o estado físico e as conclusões a partir da análise feita pela equipe. Por fim, as recomendações, que são os encaminhamentos necessários para o plano terapêutico. Conheça mais sobre o ISBAR no folder que foi entregue na ronda educativa disponível aqui.
A chefe da Emergência da Meac, Ineida Sales, conta que o projeto para executar o método nasceu a partir das avaliações internas durantes as reuniões de equipe. Assim, 10 profissionais, entre médicas, enfermeiros e técnicos de enfermagem que trabalham na Emergência, compõem o grupo idealizador de implantação. “Nós buscamos uma boa prática para segurança, que é este método ISBAR, com o objetivo de evitar ruídos e erros na comunicação, especialmente durante a passagem de plantão. Dessa forma, estabelecemos um protocolo com indicação das informações realmente necessárias sobre a situação da paciente”, informou. Foi, então, elaborado o documento de Procedimento Operacional Padrão (POP), aprovado pelo Setor de Gestão da Qualidade.
Atendimento com inclusão
Junto ao ISBAR, a equipe da Emergência desenvolveu quatro princípios para o atendimento com inclusão, sendo também um método de comunicação, mas entre a equipe e os usuários. “A comunicação, além de assertiva, deve ser inclusiva. No contexto hospitalar, isso quer dizer incluir tanto o profissional de saúde, quanto o paciente”, esclareceu Ineida Sales.
O primeiro princípio corresponde à cordialidade, referindo-se à adequada apresentação dos trabalhadores (nome e profissão), à saudação e ao tratamento pelo nome da pessoa. O segundo aspecto é o de ouvir, propondo uma escuta atenta aos relatos trazidos. O terceiro princípio é o de considerar os sentimentos e opiniões; e, por fim, a resolutividade, para a oferta de respostas e orientações claras.