SETISD - Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital
Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital
O Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital (SETISD) é ligado diretamente à Superintendência do HU-UFGD e segue as estratégias e atividades norteadas pelo Comitê Gestor de TI (CGTI) do HU-UFGD, no âmbito da Instituição, alinhado com as diretrizes definidas pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Ebserh Sede.
O SETISD é a unidade de assessoria da Superintendência que visa implementar, no âmbito do hospital, as estratégias, políticas, normas, padrões e atividades estabelecidas pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Ebserh.
O SETISD possui duas unidades subordinadas:
- Unidade de Sistemas de Informação e Inteligência de Dados - USID
- Unidade de Infraestrutura, Suporte e Segurança de Tecnologia da Informação - UISTI
A USID tem papel fundamental nas seguintes atividades:
- Implantação – Aplicação e sistemas de terceiros, acompanhamento e proposição de adequações;
- Desenvolvimento – Atendimento das especificidades, otimização e monitoramento;
- Manutenção – Operacionalização, documentação e treinamento.
- Suporte – Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU).
A UISTI Mantém componentes essenciais e indispensáveis, tangíveis ou intangíveis, para funcionamento e continuidade do negócio do HU-UFGD, tais como:
- Comunicação – Intranet, internet, controle de acesso e telefonia.
- Segurança – Proteção de dados corporativos, autenticidade das informações e aderência às normas e padrões vigentes.
- Hardware – Servidores, storages, desktops, impressoras.
- Armazenamento – Gerenciamento, disponibilidade, integridade e privacidade.
Além da Unidade de Sistemas de Informação e Inteligência de Dados e Unidade de Infraestrutura, Suporte e Segurança de TI, o SETISD conta com:
CGTI - Comitê de Governança de Tecnologia da Informação, proporcionando alinhamento estratégicos institucional aos assuntos relacionados a TIC;
CSI - Comitê de Segurança da Informação, relativos a assuntos de segurança da informação e comunicação;
ETIR - Equipe de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos, receber, registrar e notificar qualquer evento adverso à segurança da informação, confirmado ou sob suspeita, planejar, facilitar e coordenar atividades de prevenção e tratamento da ocorrência de incidentes cibernéticos relacionado aos ativos de informação;
NG AGHU – Núcleo de Gestão do Aplicativo de Gestão dos Hospitais Universitários, promovendo a governança, definindo padrões, diretrizes e estabelecendo monitoramento na utilização do AGHU.
Os objetivos estratégicos da tecnologia da Informação e comunicação estão alinhados aos objetivos institucionais e ao macroprocesso Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação servindo de referencial estratégico para o PDTIC, consolidando o alinhamento estratégico entre o SETISD e as áreas finalísticas do HU-UFGD.
Funcionamento:
Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Atendimento Remoto: 24x7
Contato:
O atendimento aos usuários é feito através das demandas encaminhadas pelo Help Desk ou pelo telefone (67) 3410-3009.
CATÁLOGO DE SERVIÇOS / SLAs
CATÁLOGO DE SERVIÇOS / SLA DO SGPTI
CATÁLOGO DE SOFTWARE
Listagem de software ou plataformas, desenvolvidas ou de terceiros utilizados no ambiente tecnológico do HU-UFGD.
PLANO DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - PDTI
A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) adquiriu nos últimos anos um papel significativo e imprescindível junto as Organizações Públicas Brasileiras. O foco da TIC é o eficaz emprego da informação como suporte às práticas e aos objetivos organizacionais. Além disso, a TIC permeia todas as áreas negociais das instituições, devido a sua transversalidade. Sendo a responsável pelo auxílio no atendimento às exigências por agilidade, flexibilidade, efetividade e inovação.
Nesse sentido, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados, filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi elaborado para atender às necessidades dos anos de 2019 à 2021. Esse prazo de vigência foi estabelecido em consonância com o PDE 2018-2020, alinhado aos objetivos estratégicos e metas institucionais do HU.
A intenção, ao final do processo de construção dos planos de TIC, é garantir que os serviços de TIC oferecidos pelo HU-UFGD sejam eficientes e efetivos, permitindo de forma mais consistente o cumprimento dos objetivos institucionais deste HU.
RESOLUÇÃO Nº 09, DE 07 DE ABRIL DE 2020.
O COLEGIADO EXECUTIVO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS/EBSERH, no uso de suas atribuições legais e regimentais, artigo 6.º da lei 12550 de 15 de dezembro de 2011 e artigos 60, 61 e 62 do Regimento Interno da EBSERH, em reunião ordinária realizada em 12/02/2020, RESOLVE: APROVAR o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação 2020-2022*, do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados – Filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh.
- PDTIC 2020-2022 – Atualizado 07/06/2022
Considerando que a matéria foi pauta da 102ª Reunião Ordinária do Colegiado Executivo, realizada no dia 27/07/2023, informo que o PL.SETISD. 002. PLANO DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 2023-2025 foi aprovado sem alterações, ressaltando que em momentos posteriores poderão ser necessários ajustes no plano.
- PDTIC 2023-2025 - Aprovado - Processo SEI nº 23529.017794/2019-13 (42955684)
POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO - POSIC
A segurança da informação é definida como a preservação da confidencialidade, integridade e disponibilidade de informações. Os princípios de segurança da informação descrevem as regras gerais relacionadas à segurança da informação dentro de uma organização. Esses princípios tentam explicar aos usuários o que é o correto e o comportamento incorreto na organização em relação a vários tópicos e conceitos.
Alguns desses princípios estarão ligados à cultura de uma organização ou aos requisitos regulamentares que regem o setor em que a organização está funcionando. Outros, no entanto, serão aplicáveis a todas as organizações e serão encontrados em qualquer política de segurança da informação, como a proteção contra vírus e a conscientização e educação dos usuários.
POPs e Outros documentos
O Setisd mantém os POPs publicados na página: Documentos publicados — Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
Painel de Gestão de Contratos
O painel pode ser visualizado pelo link: https://app.powerbi.com/links/QkMN7iLIcV?ctid=64d34ddd-aff0-4d95-b7f1-0734a5c845e5&pbi_source=linkShare
Escalas de Trabalho
Escala de Julho de 2025;
Escala de Agosto de 2025;
CONTATO
Filipe Augusto Lins Martins - Chefe do Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital
setisd.hu-ufgd@ebserh.gov.br filipe.martins@ebserh.gov.br
(67) 3410 3009