Notícias
NOVEMBRO AZUL
HU-UFGD/Ebserh oferece gratuitamente 350 exames de sangue que ajudam a prevenir o câncer de próstata
O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), integrante da Rede Ebserh, iniciou nesta segunda-feira (24) a programação especial do Novembro Azul, com ações de prevenção e cuidado voltadas à saúde do homem. A iniciativa segue até 29 de novembro e envolve equipes assistenciais, residentes e cerca de 29 acadêmicos da Liga Urológica Acadêmica da UFGD (LUA-UFGD) e de Oncologia.
A mobilização inclui coletas de PSA, consultas urológicas, procedimentos cirúrgicos, exames de diagnóstico por imagem e uma ação interna voltada aos colaboradores do hospital.
Exames de PSA
Um dos destaques da programação é a oferta de 350 exames de PSA - um teste de sangue para medir o Antígeno Prostático Específico, proteína produzida pela próstata. O PSA é utilizado para identificar alterações prostáticas, como inflamação, hiperplasia benigna e, principalmente, para auxiliar no rastreamento do câncer de próstata. Trata-se de um exame simples, rápido e fundamental para o diagnóstico precoce, permitindo que pacientes com alterações sejam encaminhados à avaliação urológica adequada.
Os exames serão realizados das 7h às 10h até a próxima sexta-feira (28). A pré-triagem ocorre nas salas 12 e 17 da Unidade da Mulher e da Criança (UMC) do HU-UFGD, com coleta imediata no laboratório.
Como fazer o exame de PSA?
O atendimento é por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento. O paciente deve comparecer diretamente ao HU-UFGD, no endereço: R. Ivo Alves da Rocha, 558 - Altos do Indaiá, Dourados-MS (Entrada pela Unidade da Mulher e da Criança-UMC)
Segundo o acadêmico de medicina Felipe Andrade, integrante da LUA, o fluxo permite que o paciente seja atendido rapidamente: “O paciente chega, passa pela triagem e no mesmo dia já é encaminhado para fazer o exame de PSA. No sábado, ele pega o resultado”, explicou o acadêmico. Ao todo, 29 estudantes participam da organização, triagem e acolhimento.
As consultas com a Urologia estão programadas para sábado (29), das 7h às 17h. Portanto, o paciente que faz o exame de PSA no HU-UFGD/Ebserh precisa retornar ao hospital no sábado.
Quem pode fazer o exame de PSA?
Podem realizar o exame:
-
Homens a partir de 50 anos;
-
Homens de 45 a 49 anos que tenham fatores de risco, como histórico familiar de câncer de próstata;
-
Homens que apresentem sintomas urinários, como:
-
dificuldade para urinar,
-
jato fraco, fino ou interrompido,
-
aumento da frequência urinária,
-
dor ao urinar ou ejacular.
-
OUTRAS AÇÕES
A inciativa também prevê a realização de outros procedimentos para a população, conforme a programação estabelecida via regulação. Ou seja, para os procedimentos abaixo, o paciente precisa de encaminhamento via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg).
Procedimentos cirúrgicos:
A ação programou a realização de:
-
05 biópsias de próstata, com referência do segmento para a Rede de Atenção à Saúde (RAS);
-
07 vasectomias, após 09 consultas pré-operatórias.
Diagnóstico por Imagem (via regulação – SISREG)
Foram agendados:
-
10 ecocardiogramas (25/11);
-
20 ultrassonografias de próstata (28/11);
-
10 ultrassonografias de bolsa escrotal (28/11).
Procedimentos previstos:
-
Colonoscopias: aproximadamente 29 procedimentos;
Pit Stop – Ação interna para colaboradores
Ações do Novembro Azul também estão sendo realizadas internamente para colaboradores do HU-UFGD/Ebserh. A entrada principal de funcionários recebe, ao longo da semana, um ponto de cuidado com:
-
Consulta de Enfermagem e aferição de pressão;
-
Avaliação nutricional;
-
Divulgação do Projeto Acolhe;
-
Atendimento de Clínica Médica para segmento.
O HU-UFGD reforça que o Novembro Azul é uma oportunidade de promover o cuidado integral à saúde masculina e incentivar o diagnóstico precoce, especialmente do câncer de próstata. A ação segue ao longo da semana, com expectativa de grande participação da comunidade.
Rede Ebserh
O HU-UFGD faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde setembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.