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INCLUSÃO

HU-UFGD disponibiliza intérpretes de guarani e torna atendimento mais humanizado

Profissionais contratados atuam como mediadores na comunicação entre as equipes de saúde e os pacientes indígenas das etnias Guarani e Kaiowá
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Publicado em 31/03/2025 19h23
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Dourados (MS) –  Com o objetivo de tornar o atendimento hospitalar mais humanizado e acessível aos povos indígenas, o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), passou a contar, desde março, com intérpretes da língua guarani. A medida visa eliminar barreiras linguísticas que dificultam a comunicação entre pacientes indígenas e profissionais de saúde, garantindo mais segurança e qualidade na assistência pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Dois intérpretes, contratados por meio de processo licitatório, estão estrategicamente alocados na recepção da internação do Hospital. Eles auxiliam os indígenas desde o primeiro contato e realizam busca ativa nas unidades de internação, ambulatórios e na Casa da Gestante, para identificar pacientes indígenas que possam enfrentar dificuldades para se comunicar. Além disso, as equipes de saúde também podem acionar os profissionais por meio do ramal da recepção.

Para o superintendente do HU-UFGD, Hermeto Macario Amin Paschoalick, a contratação faz parte de uma série de ações do Hospital para implementar um melhor acolhimento e inclusão das pessoas indígenas, garantindo que os falantes do guarani tenham acesso a serviços de saúde de forma adequada e compreensível.

 Maria Celina é uma das intérpretes do HU-UFGD e trabalha há mais de 20 anos com saúde indígena. “Estou muito feliz em poder facilitar a comunicação entre os profissionais de saúde e os pacientes. Como intérprete e membro da etnia Kaiowá, meu trabalho consiste em garantir que as vozes sejam ouvidas e compreendidas”, comentou.

Comunicação sem barreiras e segurança do paciente

Para muitos pacientes indígenas, contar com um intérprete é importante para garantir uma comunicação eficaz durante o atendimento médico. Esse é o caso de Francimara Benites Ferreira, dona de casa de 24 anos, que veio da Aldeia Pirajuí, município de Paranhos, para viver um dos momentos mais especiais de sua vida: o nascimento de seu filho.

Em um ambiente diferente da sua realidade linguística e cultural, ela compartilhou sua experiência:

“Hasy voi kuri ñemongeta rojapo enfermeira ha médicos kuéra ndive. Oĩ ramo ko interpretes iporã ete voi. Oĩ hápe, ndaikatúi voi roñe’ẽ porã portuguespe; ombohasa ramo ñe’ẽ guaranípe, hesakãve voi oje’éva. Hembiapo kuéra ikatu eterei, ore pytyvõ heta voi”, omombe’u.  

“Já tive algumas dificuldades em me comunicar com as enfermeiras e com os médicos. A presença dos intérpretes faz toda a diferença. Às vezes, não conseguimos nos expressar bem em português; com a tradução para o guarani, entendemos melhor o que está sendo dito. O trabalho deles é muito importante, nos ajuda bastante”, contou.

 

Os intérpretes facilitam a comunicação entre os profissionais de saúde e os pacientes indígenas. Eles garantem que informações sobre sintomas, diagnósticos e tratamentos sejam compreendidas corretamente. Essa mediação fortalece a confiança dos indígenas no atendimento. “Uma comunicação eficaz reduz o risco de mal-entendidos e aumenta a segurança do paciente. Os intérpretes ajudam os indígenas a compreenderem as orientações médicas, o uso de medicamentos e os cuidados pós-tratamento, melhorando a adesão e os resultados clínicos”, destacou Luciana Comunian, enfermeira especialista em Saúde Indígena e coordenadora do Comitê de Saúde Indígena do HU-UFGD.

Ações para inclusão e acolhimento

Desde 2022, o HU-UFGD mantém o Comitê de Saúde Indígena (CSIN), que promove encontros mensais para discutir desafios e implementar melhorias no atendimento aos indígenas. O grupo reúne profissionais de diferentes setores, como acadêmicos indígenas, colaboradores, residentes, docentes, egressos de residência, membros da administração hospitalar, lideranças indígenas, indigenistas, membros da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) e da Casa de Apoio à Saúde Indígena (CASAI), entre outros.

Nesse contexto, por meio das reuniões, foi identificado que a comunicação era uma das principais barreiras para o atendimento assistencial. A falta de compreensão dificultava tanto a qualidade da assistência quanto a confiança dos pacientes no tratamento. “Agora, os pacientes se sentem mais seguros ao entenderem o que está sendo dito. Isso melhora a relação entre os profissionais de saúde e os indígenas, possibilitando que o atendimento seja mais efetivo e respeitoso, levando em consideração as especificidades culturais e epidemiológicas, como estabelece a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI)”, enfatizou.

Sobre a Ebserh

O HU-UFGD faz parte da Rede Ebserh desde setembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh

Tags: HU-UFGD, inclusão, saúde indígena, intérpretes, idioma guarani, Mato Grosso do Sul

Trabalho, Emprego e Previdência
Tags: Mato Grosso do Sul
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      • HC-UFPE - Hospital das Clínicas da UFPE
      • Huab-UFRN - Hospital Universitário Ana Bezerra
      • HUAC-UFCG - Hospital Universitário Alcides Carneiro
      • HUJB-UFCG - Hospital Universitário Júlio Bandeira
      • HUL-UFS - Hospital Universitário de Lagarto
      • HULW-UFPB - Hospital Universitário Lauro Wanderley
      • Huol-UFRN - Hospital Universitário Onofre Lopes
      • HUPAA-Ufal - Hospital Universitário Professor Alberto Antunes
      • Hupes-UFBA - Hospital Universitário Professor Edgard Santos
      • HU-UFMA - Hospital Universitário da UFMA
      • HU-UFPI - Hospital Universitário do Piauí
      • HU-UFS - Hospital Universitário da UFS
      • HU-Univasf - Hospital de Ensino Dr. Washington Antônio de Barros
      • MCO-UFBA - Maternidade Climério de Oliveira
      • MEJC-UFRN - Maternidade Escola Januário Cicco
    • Região Norte
      • CHU-UFPA - Complexo Hospitalar Universitário da UFPA
      • HDT-UFT - Hospital de Doenças Tropicais
      • HUGV-Ufam - Hospital Universitário Getúlio Vargas
      • HU-UFRR - Hospital Universitário da Universidade Federal de Roraima
      • HU-Unifap - Hospital Universitário da Unifap
    • Região Sudeste
      • CH-UFRJ - Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Rio de Janeiro
      • HC-UFMG - Hospital das Clínicas da UFMG
      • HC-UFTM - Hospital de Clínicas da UFTM
      • HC-UFU - Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia
      • Huap-UFF - Hospital Universitário Antônio Pedro
      • Hucam-Ufes - Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes
      • HUGG-Unirio - Hospital Universitário Gaffrée e Guinle
      • HU-UFJF - Hospital Universitário da UFJF
      • HU-UFSCar - Hospital Universitário da UFSCar
    • Região Sul
      • CHC-UFPR - Complexo do Hospital de Clínicas da UFPR
      • HE-UFPel - Hospital Escola da UFPel
      • HU-Furg - Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr.
      • HUSM-UFSM - Hospital Universitário de Santa Maria
      • HU-UFSC - Hospital Universitário da UFSC
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    • Plataformas e Tecnologias
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      • Escola Ebserh de Educação Corporativa - 3EC
      • Gerenciamento de Tecnologia para Saúde - GETS
      • HU Digital
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    • Manual de Parâmetros de Serviços Assistenciais para a Rede Ebserh
      • Link para planilhas editáveis
    • Catalogo de Tecnologias em Saúde da Rede Ebserh
    • Transgesta - Caderneta de Pré-natal
    • Manual para a contratualização dos HUF/Ebserh no SUS
    • E-book Roda de Conversa com os HUF
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      • Demonstrações Financeiras
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      • Código de Ética da Auditoria Interna
      • Legislação e Normas de Auditoria
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      • Legislação e Normas de Descentralização de Crédito
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      • Política de Dividendos
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      • Painel de Informações sobre Emendas Parlamentares
      • Demonstrações Financeiras
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    • Licitações e Contratos
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      • Atas de Registro de Preços
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      • Compras Centralizadas
      • Contratos
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      • Dispensas e Inexigibilidade
      • Doação de Bens Inservíveis
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      • Inexigibilidade
      • Inteiro Teor dos Processos de Compra
      • Legislação e Normas de Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Modelos de processos
      • Pré-Qualificação
    • Servidores ou Empregados Públicos
      • Sobre
      • Servidores e Empregados
      • Aposentados e Pensionistas
      • Concursos Públicos e Seleções
      • Relação Completa de Empregados Terceirizados
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      • Remuneração de Dirigentes (administradores e conselheiros)
      • Acordos. Convenções e/ou Dissídios Coletivos Aprovados
      • Informações sobre Contratados
      • Legislação e Normas de Gestão de Pessoas
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
      • Informações sobre Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
      • Modelo de Formulários de Solicitação de Informação e Recurso
      • Link para a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (FALA.BR)
      • Relatório Anual da Autoridade de Monitoramento
    • Perguntas Frequentes
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
    • Ferramentas e Aspectos Tecnológicos
    • Tratamento de Dados Pessoais
      • Dados do Encarregado
      • Estrutura e Normas
      • Orientações e Modelos
      • Perguntas Frequentes
      • Melhores Práticas
      • TCU
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      • Sede
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      • Corregedoria Capacita
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    • Carta Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa
    • Estatuto Social com a necessária adequação à autorização legislativa de criação da estatal
    • Política de Divulgação de Informações
    • Relatório Integrado
    • Demonstrações Financeiras
    • Política de Transações com Partes Relacionadas
    • Política de Dividendos
    • Remuneração de Dirigentes
    • Código de Conduta e Integridade
    • Avaliação de Metas e Resultados
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    • Atas das Reuniões do Conselho Fiscal
    • Atas das Reuniões do Comitê de Auditoria Estatutário
    • Atas das Reuniões do Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração
    • Currículos Profissionais dos Administradores
      • Diretoria Executiva
      • Conselho de Administração
    • Demonstrativos de Quadro de Pessoal
      • Quadro de Pessoal e Remuneração
      • Benefícios
    • Acordos coletivos, convenções coletivas e/ou dissídios coletivos de trabalho aprovados
    • Informações de interesse coletivo ou geral por elas produzidas ou custodiadas
    • Rol anual de informações desclassificadas e documentos classificados
    • Relação de bens e serviços adquiridos a cada semestre
      • 1° semestre 2025
    • Contratos Disciplinados
    • Gestão Estratégica
    • Responsáveis pela Prestação de Contas
      • 2022
      • Responsáveis pela Prestação de Contas 2021
      • Responsáveis pela Prestação de Contas 2020
    • Gastos com Diárias e Passagens
    • Sobre a Transparência
      • Sobre a Transparência
    • Relatório de Administração
    • Portal da Transparência da Ebserh
  • Composição
    • Administração Central
      • Principais cargos e respectivos ocupantes - Quem é Quem
      • Agenda dos Gestores
      • Currículo dos Gestores
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