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ALEGRIA
HU-UFGD celebra o Dia do Brincar
Brincar é um instrumento de desenvolvimento, aprendizagem e saúde em todas as fases da vida. O brincar desenvolve a resiliência, o humor, a cognição, estimula a linguagem, favorece a imaginação, a criatividade, a autonomia e a autoestima, promove prazer e alegria.
O Dia Mundial do Brincar, em 28 de maio é comemorado em vários países do mundo. No Brasil, várias instituições realizam uma semana de atividades. O objetivo deste dia é afirmar o direito de brincar, que reconhece o direito de cada criança ao descanso, lazer, jogos, atividades recreativas e livre e plena participação na vida cultural e artística.
No Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), filiado à Ebserh, a comemoração para o Dia Mundial do Brincar foi idealizada pelo serviço de brinquedoteca em parceria com a Classe Hospitalar, equipe multiprofissional e equipe de enfermagem, tendo como convidado o Projeto Bem-me-quer, da UFGD. O Projeto Bem-me-quer é um projeto de extensão da UFGD, realizados por acadêmicos de vários cursos da UFGD, UEMS e pessoas da comunidade aberta de Dourados, que pretende amenizar o estresse causado pela enfermidade e internação hospitalar, como também melhorar a comunicação entre profissionais de saúde, paciente e acompanhantes. Com atividades relacionadas a música, contação de histórias e palhaçaria, o projeto tem como objetivo humanizar o ambiente hospitalar.
“O dia do brincar no HU-UFGD teve o espírito do brincar para todos, sendo um dia de situações de brincadeiras e jogos para os funcionários da Pediatria que, dedicando-se no dia a dia às crianças, também puderam vivenciar um dia divertido, em espaço aberto, no solário da Pediatria, com ênfase na interação”, explica Laura Cyrineu Munhoz e Silva, Pedagoga e Brinquedista
A programação envolveu três dias. No dia 22 de maio, alunos do internato de medicina, entrando no campo da prática, receberam um acolhimento no hospital para conhecer os normativos do hospital. Nesse dia, puderam conhecer um pouco do serviço da brinquedoteca hospitalar e a importância do brincar. Em 26 de maio foi o dia prático da ação, ocorrendo no turno da manhã e no turno da tarde. Foi proposto o jogo “Volençol” para a equipe de enfermagem e multiprofissional. Além disso, com a participação do projeto Bem-me-quer, foram realizadas atividades lúdicas de interação entre profissionais, crianças e acompanhantes. Os participantes também tiveram um lanche para confraternização, organizado pela equipe de enfermagem e nutrição do hospital. As crianças que, por alguma restrição, não podiam sair dos leitos, receberam o Projeto Bem-me-quer com música e muita alegria.
Para fechar a ação, no dia 29 de maio, foram realizadas rodas de conversas com equipe de enfermagem e residentes médicos, sobre a importância do brincar no desenvolvimento, incluindo o ambiente hospitalar.
A Brinquedoteca hospitalar tem o objetivo de amenizar os sentimentos negativos inerentes à internação, melhorar a qualidade de vida no hospital, proporcionar um ambiente que inspira confiança e tranquilidade, que contribuem amplamente para o processo de recuperação e cura das crianças.
É um espaço privilegiado que fomenta o brincar com liberdade, segurança e acolhimento, garantindo à criança seu direito de brincar, inerente ao desenvolvimento saudável nos aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais, de maneira integrada e dinâmica. Ela está garantida pela Lei 11.104, de 21 de março de 2005. A brinquedoteca do HU-UFGD está aberta para receber as crianças da enfermaria pediátrica, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 16h30.
A Rede Ebserh
Desde setembro de 2013, o HU-UFGD é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Ligada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Essas unidades hospitalares, que pertencem a universidades federais, têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde das regiões em que os hospitais estão inseridos, mas se destacam pela excelência e vocação nos procedimentos de média e alta complexidades.