Notícias

DATA IMPORTANTE

Dia do Brincar é lembrado com campanha em prol da Brinquedoteca do HU-UFGD

Dia 28 de Maio foi instituído como Dia Internacional do Brincar em 1999, e hoje é celebrado em mais de 40 países
Publicado em 26/05/2021 17h38
arte_brincar.png

O Dia Internacional do Brincar, comemorado em 28 de maio, surgiu em 1999, criado pela Internacional Toy Library (ITLA), que é uma associação internacional de brinquedotecas. A data foi reconhecida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e é celebrada em mais de 40 países.

Aproveitando a data, a Brinquedoteca do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) está realizando uma campanha de arrecadação de brinquedos, para reforçar o acervo de materiais. No entanto, como a brinquedoteca hospitalar tem uma especificidade importante em relação aos cuidados com a higienização, os brinquedos precisam ser resistentes e devem poder ser lavados e/ou higienizados com álcool 70.

O público alvo da campanha são os colaboradores do hospital, e as doações podem ser depositadas na caixa que se encontra desde segunda-feira (24) na entrada dos funcionários. No momento, a Brinquedoteca do HU-UFGD está necessitando de: 

-  Bonecos e bonecas, representando diferentes etnias, com tamanhos variados, de material 100% plástico, vinil, PVC, atóxico (sem cabelos e roupas de tecido);

- Jogos de material 100% plástico, como Quebra-gelo, Uno Stacko, Pula-macaco, xadrez, dama;

- Brinquedos de material 100% plástico, como Torre de potes, de tamanhos graduais, para empilhar;

- Instrumentos musicais de material plástico ou madeira envernizada, como Xilofone infantil, Ganzá ovinhos, Surdo e bongó;

- Livros de banho e chocalhos para bebês.

Eventuais doações externas podem ser aceitas, desde que cumpridas as especificações sobre os materiais dos brinquedos. Para doar, ou para obter mais informações, entre em contato com a Associação dos Voluntários do HU-UFGD, pelo número (67) 99343-4852 (whatsapp).

Brincar é coisa séria

Brincar é um instrumento de desenvolvimento, aprendizagem e saúde em todas as fases da vida. O brincar desenvolve a resiliência, o humor, a cognição, estimula a linguagem, favorece a imaginação, a criatividade, a autonomia e a autoestima, promove prazer e alegria.

No ambiente hospitalar, a brinquedoteca é garantida por lei. Tem o objetivo de amenizar os sentimentos negativos associados à internação, e contribui para o processo de recuperação das crianças e adesão aos tratamentos. É um espaço privilegiado e estimulador, que fomenta o brincar com liberdade, segurança e acolhimento, garantindo à criança seu direito de brincar, inerente ao desenvolvimento saudável nos aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais.

O brinquedista é o profissional especializado, que conhece o desenvolvimento infantil, domina e valoriza os recursos lúdicos. É responsável pela gestão, organização e manutenção da brinquedoteca. O brinquedista deve promover o brincar livre com segurança, mediando o universo imaginário conforme contexto interativo, e incentivar o protagonismo da criança.

A Brinquedoteca do HU-UFGD foi inaugurada em fevereiro de 2020.