Notícias
INTERNACIONAL
ANPD e Agência Espanhola de Proteção de Dados renovam parceria por mais quatro anos
Lorenzo Cotino, presidente da Agência Espanhola, assina, juntamente com Waldemar Gonçalves, da ANPD, renovação de memorando de Entendimento. Foto: Eduardo Gomes Salgado / ANPD
O Diretor-Presidente da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), Waldemar Gonçalves, e Lorenzo Cotino, Presidente da Agência Espanhola de Proteção de Dados (AEPD), formalizaram, nesta quinta-feira (18), a renovação de seu Memorando de Entendimento, estendendo a parceria por mais quatro anos. A assinatura do termo aditivo ocorreu no âmbito da 47ª Assembleia Global de Privacidade (GPA), em Seul, Coreia do Sul, reforçando a relevância da cooperação internacional para o fortalecimento técnico e institucional de ambas as agências.
O acordo, assinado originalmente em 4 de outubro de 2021, tem sido fundamental para o intercâmbio de conhecimentos e boas práticas. A AEPD, com 32 anos de experiência, atua sob os preceitos do Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) da União Europeia, que possui diversas semelhanças com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) brasileira.
A negociação para a renovação da parceria começou em março deste ano, quando Waldemar Gonçalves reuniu-se com Cotino, em Madri. O encontro tratou, além da extensão da parceria entre as agências, do desenvolvimento de ações conjuntas e da promoção, disseminação e aplicação prática das normas de proteção de dados. Também estavam na mesa de discussões a busca por uma maior convergência das normas entre ambos os países, a troca de conhecimento especializado, bem como o estabelecimento de práticas que fortaleçam os respectivos corpos técnicos e promovam mecanismos de assistência jurídica. Confira matéria completa.
A parceria já rendeu frutos em reuniões técnicas bilaterais, com a discussão de temas como: corretores de dados, proteção de dados de crianças e adolescentes no TikTok, sandbox regulatório em inteligência artificial (IA), biometria e blockchains.
Além disso, a cooperação com a AEPD é estratégica para a ANPD no cenário ibero-americano. A agência espanhola é responsável pelo Secretariado Permanente da Rede Ibero-Americana de Proteção de Dados (Ripd), enquanto a ANPD exerce, atualmente, a presidência da Rede. Essa articulação é crucial para a colaboração com outras autoridades de proteção de dados na região.
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação ANPD
ascom@anpd.gov.br
Atendimento das 10h às 17h