Notícias
INTERNACIONAL
Na Espanha, ANPD participa de fórum global e dialoga com agência de proteção de dados do país com vistas à prorrogação de memorando de entendimento
Lorenzo Cotino, da AEPD, recebe Waldemar Gonçalves para reunião sobre memorando de entendimento entre as duas agências. Foto: Jeferson Barbosa / ANPD
O Diretor-Presidente da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), Waldemar Gonçalves, teve, sexta-feira (7), em Madrid, reunião com representantes da Agência Espanhola de Proteção de Dados (AEPD), Lorenzo Cotino. Desde 2021, a ANPD mantém com a AEPD, um memorando de entendimento, atualmente em fase de renovação.
O encontro tratou, além da extensão da parceria entre as agências, do desenvolvimento de ações conjuntas e da promoção, disseminação e aplicação prática das normas de proteção de dados. Também estavam na mesa de discussões a busca por uma maior convergência das normas entre ambos os países, a troca de conhecimento especializado, bem como o estabelecimento de práticas que fortaleçam os respectivos corpos técnicos e promovam mecanismos de assistência jurídica.
“A agência espanhola compartilha os mesmos valores e princípios que norteiam o tratamento de dados pessoais e as ações da ANPD, a exemplo do respeito à privacidade, autodeterminação informativa, liberdade e livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural, previstos na LGPD”, afirma o presidente da ANPD.
No início da semana (3 a 5), Waldemar representou a ANPD no Programa Ministerial do Mobile World Congress (MWC), em Barcelona. A participação ocorreu em resposta a convite nominal endereçado ao Diretor-Presidente pelo Diretor de Regulamentação da associação da indústria de telecomunicações (GSMA). No Congresso a ANPD teve a oportunidade de se reunir com a Presidente do Conselho Europeu de Proteção de Dados (EDPB – European Data Protection Board), Dra. Anu Talus, onde foram apresentados os recentes desenvolvimentos do Brasil em regulamentação digital, particularmente no campo da proteção de dados e governança da Inteligência Artificial; as prioridades estratégicas da ANPD para os próximos anos; cooperação internacional, incluindo o envolvimento com os países vizinhos e a região latino-americana; e atualização sobre os trabalhos recentes realizados pelo EDPB e as suas prioridades estratégicas.
A ANPD participou ainda de mesas de discussão (roundtables) com diversos reguladores internacionais e instituições, a exemplo dos seguintes debates: Privacidade de dados à prova do futuro (Future-Proofing Data Privacy); Promovendo a Governança Inter regulatória (Advancing Cross-Regulatory Governance); e o 2º Encontro de Reguladores Lusófonos.
O Programa Ministerial é um fórum global em telecomunicações móveis e economia digital que reúne líderes internacionais, dirigentes de agências regulatórias, autoridades de proteção de dados, executivos de empresas privadas e especialistas em tecnologia de mais de 150 países. O objetivo é promover debates e ações concretas para aproveitar o potencial da tecnologia móvel no enfrentamento de desafios mundiais.
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação ANPD
ascom@anpd.gov.br | (61) 98291-1277
Atendimento das 10h às 17h.