PRF conclui Curso Internacional de Segurança Viária com a formação de 63 policiais estrangeiros
Quinta edição reuniu participantes de 13 países; período de trabalhos permitiu o compartilhamento de experiências relacionadas à atividade policial e à segurança viária

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou, nesta quinta-feira (17), mais uma edição do Curso Internacional de Segurança Viária (CISV), realizado ao longo de quatro semanas na Universidade Corporativa da Polícia Rodoviária Federal (UniPRF), em Florianópolis (SC). O grupo agora formado tem 63 policiais estrangeiros de 13 países, que participaram de atividades teóricas e práticas, todas ministradas em língua espanhola, com carga horária total de 128 horas.
A cerimônia de encerramento contou com a presença do diretor-executivo da PRF, Alberto Raposo Neto; do ministro conselheiro da Colômbia, Ricardo Alfredo Montenegro Coral; do adido policial da Polícia Nacional da Colômbia, coronel John Hernando Téllez Ariza; do coordenador-geral da UniPRF, Rafael Pinto Alvim; e do coordenador-geral do V CISV, Márcio Geraldo Lara Camargos Junior.
Durante o curso, os participantes tiveram contato com 14 disciplinas: Direitos Humanos; Condução Veicular Policial; Aspectos Legais dos Procedimentos Policiais; Armamento, Munição e Tiro; Técnicas de Abordagem Policial; Enfrentamento ao Tráfico de Drogas, Armas e Munições; Enfrentamento às Fraudes Veiculares; Perícia em Sinistros de Trânsito; Fiscalização de Trânsito; Enfrentamento aos Crimes Ambientais; Educação para o Trânsito; Policiamento e Fiscalização; Inteligência Policial; e Atendimento em Primeiros Socorros.
Representantes de 13 países participaram da formação: Angola, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, França, Guatemala, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai. Além dos conteúdos previstos na grade curricular, o convívio entre profissionais de diferentes nacionalidades possibilitou o compartilhamento de experiências relacionadas à atividade policial e à segurança viária.
Durante a cerimônia de encerramento, o Major Jonathan Leandro Calderón Barreto, da Polícia Nacional da Colômbia e orador do V CISV, destacou os conhecimentos, ferramentas e perspectivas adquiridos ao longo do curso, além da convivência com profissionais de diferentes países. Em seu discurso, também ressaltou o contato com a atuação da PRF e a importância do respeito aos direitos humanos na atividade policial. Ao se despedir, agradeceu pela recepção e afirmou que os participantes retornam aos seus e levam os aprendizados e as experiências compartilhadas durante todo o período.
Ao final da cerimônia, foram reconhecidos os participantes que obtiveram as maiores notas. O tenente Joel Antonio Gaitán Benitez, do Panamá; a oficial inspetor Natalia Noemí López, do Paraguai; e o capitão Tomás Varela Turnes, da Espanha, empataram com a segunda maior nota do curso. O tenente Cristian Wilmer León Querido, do Equador, obteve a maior nota do V CISV.
Como registro da passagem dos alunos pela formação, foi realizado o descerramento da placa com os nomes dos coordenadores, instrutores e alunos do CISV, ato simbólico que registra a participação dos integrantes da quinta edição do Curso Internacional de Segurança Viária.