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Semana de prevenção de sinistros: PRF faz alerta para o aumento no número de colisões, mortes e feridos envolvendo motocicletas
Nesta segunda-feira (28), começou em todo o Brasil a Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas. Implementada no ano passado pela lei 15.006/2024, a data tem o objetivo de conscientizar os motociclistas sobre a importância do respeito à legislação para reduzir a violência no trânsito.
Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) revelam que entre 2023 e 2024 os índices de sinistros de trânsito com motocicletas aumentaram 13,74% nas rodovias federais. As mortes e os feridos entre os ocupantes desses veículos também tiveram crescimento de 14,2% e 15,02%, respectivamente.
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SINISTRALIDADE - MOTOCICLETAS |
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2023 |
2024 |
Variação % 23x24 |
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Sinistros |
27.755 |
31.571 |
13,7 |
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Feridos |
1.772 |
2.024 |
14,2 |
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Mortos |
30.985 |
35.640 |
15,0 |
Nos primeiros seis meses de 2025, houve pequena alta nas estatísticas, na comparação com o mesmo período do ano anterior, o que indica estabilidade dos índices. Os sinistros de trânsito com motocicletas, as mortes e os feridos nessas colisões aumentaram pouco mais de 1% nas rodovias federais.
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SINISTRALIDADE - MOTOCICLETAS |
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Jan a Jun 24 |
Jan a Jun 25 |
Variação % jan a junho 24x25 |
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Sinistros |
15.302 |
15.512 |
1,4 |
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Feridos |
18.474 |
18.719 |
1,3 |
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Mortos |
987 |
1.000 |
1,3 |
A ausência de reação dos condutores foi a causa principal de 2.343 colisões envolvendo motocicletas nos primeiros seis meses de 2025, seguida pela reação tardia ou ineficiente dos condutores e por acessar a via sem observar a presença de outros veículos.
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Causa principal - sinistros de trânsito no 1° semestre de 2025 |
Quantidade |
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Ausência de reação do condutor |
2.343 |
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Reação tardia ou ineficiente do condutor |
2.177 |
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Acessar a via sem observar a presença de outros veículos |
2.031 |
A motocicleta, cada vez mais utilizada pelos brasileiros para deslocamentos em geral e como ferramenta de trabalho, fez crescer a produção e a quantidade de veículos em circulação nas vias urbanas e rurais do país. Em dezembro de 2024, o Brasil tinha uma frota de mais de 34,5 milhões de motocicletas e motonetas, de acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
A Polícia Rodoviária Federal (PRF), como integrante do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), atua para reduzir os sinistros de trânsito que envolvem motocicletas e, por consequência, as mortes e os feridos nas rodovias federais. O objetivo é alcançar a meta estabelecida no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que é reduzir pelo menos à metade, até 2030, as estatísticas de mortes no trânsito do Brasil.
“O condutor de motocicleta tem que entender que, numa colisão que venha a acontecer, ele é a parte frágil. Então, a gente precisa muito desse apoio, que ele conduza dentro das regras de trânsito: não exceder a velocidade, não fazer ultrapassagens em locais indevidos, não consumir álcool antes de dirigir. São condutas que ajudariam bastante o trabalho da PRF", destaca o diretor de Operações da PRF, Marcus Vinícius Silva de Almeida.
Na última semana, a PRF realizou em João Pessoa (PB) um seminário voltado para as ações de segurança viária de motociclistas. Policiais rodoviários federais de todo o Brasil participaram com experiências e sugestões que, implementadas, podem aumentar a segurança no trânsito.
Esta semana, a PRF participa da Conferência Nacional de Segurança no Trânsito - Protegendo Vidas Sobre Duas Rodas. Organizado pela Senatran, em Brasília (DF), entre os dias 28 e 30 de julho, o evento terá painéis de debate que vão tratar desde a prevenção de sinistros e fiscalização de trânsito até a estrutura das rodovias.
Nas rodovias, os policiais estão mobilizados para reforçar a fiscalização e a prevenção de sinistros de trânsito, com orientações básicas para a segurança dos motociclistas. As recomendações incluem o uso do capacete por todos os ocupantes dos veículos, de roupas e calçados adequados pelos condutores, o respeito aos limites de velocidade e as ultrapassagens em locais permitidos.