Notícias
PRF finaliza ação voltada para a educação para o trânsito em Tomar do Geru (SE)
Após três dias de imersão em conhecimento e troca de experiências, terminou, na quinta-feira (6), em Tomar do Geru (SE), a Ação Multiplica, iniciativa promovida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) que teve como objetivo a formação de multiplicadores de boas práticas nas ações de educação para o trânsito.
O evento faz parte do Projeto Trânsito Compartilhado e contou com representantes dos municípios de Barra dos Coqueiros, Cristinápolis, Esplanada, Estância, Itabaiana, Itaporanga D’ Ajuda, Jandaíra, Rio Real, Rosário do Catete, Tomar do Geru e Umbaúba, além de profissionais de instituições parceiras ligadas ao trânsito.
A iniciativa foi estruturada como uma ação colaborativa e combinou atividades teóricas e práticas voltadas à promoção da segurança viária e ao fortalecimento das competências técnicas e estratégicas dos participantes.
Ao longo de três dias, a Ação Multiplica abordou temas essenciais sobre a eficácia das ações educativas e proporcionou uma visão abrangente acerca do planejamento e das metodologias pedagógicas e de ensino, fortalecendo o intercâmbio de ideias e a troca de conhecimentos.
Ferramentas que aliam o uso da tecnologia e da criatividade para aumentar a eficiência das campanhas de conscientização com o público foram exploradas, como também foram discutidas estratégias para o aprimoramento das abordagens.
O último dia foi dedicado à prática e experimentação dos conteúdos assimilados, com uma programação de oficinas temáticas. Divididos em equipes e conduzidos por especialistas, os participantes ministraram palestras educativas para estudantes de diversas faixas etárias, distribuídos em escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino, onde promoveram uma série de dinâmicas e conversaram com crianças, adolescentes e idosos, abordando temas como o respeito às leis de trânsito, os perigos da direção imprudente e a importância de adotar condutas prudentes para um trânsito mais seguro e humano para todos.
Ao todo, 656 pessoas foram alcançadas em 14 palestras educativas. As atividades reforçaram o impacto positivo das ações de educação no trânsito junto à comunidade escolar e permitiram a integração entre teoria e prática, estimulando o protagonismo dos participantes e a adoção de boas práticas pedagógicas no cotidiano profissional.
Para Neila Cardoso, Coordenadora Técnica da Ação Multiplica, a iniciativa permitiu aos participantes sedimentar a base do conhecimento e, acima de tudo, uma oportunidade de qualificar ainda mais o trabalho de todos os profissionais em promover um trânsito mais seguro. “A troca de experiências aqui foi muito rica, pois é na integração que fortalecemos nossa atuação em todo o país. Esse encontro possibilitou a construção de ações mais eficazes no combate a violência no trânsito”, concluiu Neila.
A PRF ressalta que os desafios para o estabelecimento de um trânsito mais seguro depende de ações oriundas da união de órgãos, entidades, associações e a sociedade civil, por meio do intercâmbio de informações, compartilhamento de experiências e desenvolvimento de policiamento estratégico em conjunto, em prol da preservação de vidas.
Pronunciamentos
Com a presença de autoridades e convidados, o evento de encerramento da Ação Multiplica aconteceu no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Tomar do Geru e simbolizou o êxito do projeto, evidenciado pelos relatos entusiasmados dos participantes, que destacaram a alegria e orgulho de contribuir na promoção de iniciativas conjuntas em ações de educação para o trânsito.
Em seus discursos, as autoridades destacaram que a iniciativa é uma conquista histórica e importante para a região e reforçaram que as instituições têm de funcionar de forma colaborativa entre si, na indução de políticas que contribuam significativamente por um trânsito mais seguro para todos.
O Coordenador-Geral de Segurança Viária da PRF, Jeferson Almeida Moraes, esteve presente na solenidade e mostrou-se satisfeito com o encontro. Em sua fala, ele ressaltou o apoio da direção do órgão à iniciativa e frisou que a educação para o trânsito é um dos principais pilares para a construção de um trânsito mais humanizado. Ele ainda fez breves comentários sobre o Projeto Trânsito Compartilhado e falou da importância dos municípios implementarem a Semana Municipal de Trânsito. “Esse espaço é uma oportunidade para se trabalhar de forma compartilhada e reforça o compromisso conjunto com a segurança viária, por isso investimos nossos esforços e recursos, de maneira a proporcionar um trânsito mais seguro, o que significa mais vidas preservadas”, afirmou o coordenador da CGSV.
Além das autoridades citadas, compuseram a mesa na frente de honra o chefe da 2a Delegacia PRF em São Cristovão, inspetor Aldo Silveira Alves e a instrutora de trânsito certificada pelo ONSV, Sene Ferreira.
A cerimônia contou ainda com a entrega de certificados aos participantes, em reconhecimento ao empenho e à dedicação demonstrados ao longo dos três dias de imersão. Um vídeo especial encerrou o evento, relembrando os principais momentos da Ação Multiplica e homenageando os participantes.
Carreta da Saúde
Outra atividade concomitante à Ação Multiplica que aconteceu em Tomar do Geru foi a presença da Carreta de Comando de Saúde Preventivo. Em parceria com a Secretaria de Saúde do município, a Carreta da PRF ajudou no atendimento a mais de 1.200 pessoas, nas mais diversas especialidades e serviços.
Com uma estrutura funcional e inclusiva, a unidade móvel se destacou não apenas pelo serviço prestado, mas também por atrair o olhar do público e gerar curiosidade entre a população da cidade. A carreta foi fundamental para ampliar o acesso a serviços de saúde.