Notícias
Operação Atena
PRF recupera motocicleta com sinais de adulteração em Itaboraí
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou, na quinta-feira (5), uma motocicleta com indícios de adulteração nos elementos identificadores. O flagrante ocorreu em um posto de combustíveis localizado às margens da rodovia BR-493, na altura do km 5, no município de Itaboraí, Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Por volta das 17h30, durante patrulhamento pela BR, agentes da PRF realizaram consulta, por meio do sistema informatizado (PRF Móvel), da placa de uma motocicleta que estava sendo abastecida no posto. A verificação indicou que, no dia anterior, outra motocicleta com a mesma placa havia sido recuperada no município de Niterói por outra equipe da PRF, o que levantou a suspeita de clonagem.
Diante da informação, os policiais se aproximaram do veículo e constataram que não havia condutor junto à motocicleta. Um homem que se encontrava sentado nas proximidades foi questionado, mas informou inicialmente que o veículo não lhe pertencia.
Os agentes solicitaram ao gerente do estabelecimento acesso às imagens do sistema de monitoramento. Ao perceber que os fatos seriam esclarecidos, o homem voltou atrás e assumiu a propriedade da motocicleta. Questionado sobre o motivo de não ter se identificado anteriormente, alegou que estava com “medo da Federal”.
Durante a fiscalização, a equipe constatou que, ao tentar realizar a leitura da placa por meio do QR Code, o sistema retornou a mensagem “veículo não encontrado”. Diante disso, foi aprofundada a análise dos sinais identificadores do veículo, sendo observadas marcas de abrasão nos elementos de identificação, possivelmente causadas pelo uso de substância corrosiva.
Os policiais confirmaram ainda que, no dia anterior, a motocicleta original que ostentava a mesma placa havia sido recuperada. O proprietário do veículo legítimo foi contatado e encaminhou imagens da motocicleta à equipe, corroborando a suspeita de adulteração.
A ocorrência foi encaminhada à 71ª Delegacia de Polícia (Itaboraí).