Notícias
PRF apreende mais de 450 kg de pescado irregular no Amazonas
Na tarde de segunda-feira, 20, equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam mais de 450 quilos de pescado transportado de forma irregular em diferentes trechos das rodovias federais do Amazonas. As ações ocorreram durante a Operação OTECA-AM, voltada ao combate a crimes ambientais e à comercialização irregular de produtos de origem animal.
Uma equipe da PRF realizava abordagens na BR-319, em Manaus/AM, quando foi dada ordem de parada a um veículo. Durante a fiscalização, foi constatado que o condutor transportava aproximadamente 400 quilos de pescado da espécie tambaqui em mau estado de conservação, sem refrigeração adequada e na caçamba do veículo, que não possuía isolamento térmico ou revestimento sanitário.
Segundo as normas sanitárias, o pescado fresco deve ser mantido sob refrigeração entre 0°C e 2°C, condição que não era observada, configurando risco à saúde pública.
Diante das irregularidades,o condutor foi detido, o pescado foi apreendido e encaminhado ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP) de Manaus.
Em outra abordagem na BR-174, em Presidente Figueiredo/AM, durante a verificação, foi encontrado um isopor com aproximadamente 60 quilos de peixes filetados e retalhados, cobertos parcialmente por papelão e com quantidade insuficiente de gelo. Parte dos pacotes estava fora do isopor, exposta ao calor.
A carga estava em desacordo com as normas sanitárias e configurava os crimes de “pescar, comercializar ou transportar pescado proveniente de pesca proibida” e “crime contra as relações de consumo”.
O motorista foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Presidente Figueiredo junto com o pescado para os procedimentos legais.