Notícias
PRF/AC apreende carga de madeira ilegal e combate crime ambiental em Cruzeiro do Sul
A Polícia Rodoviária Federal no Acre (PRF/AC) registrou uma importante ocorrência de combate a ilícitos ambientais na última semana, reforçando a fiscalização contra o transporte irregular de produtos florestais. A ação ocorreu no dia 12 de novembro de 2025, por volta das 15 horas, durante fiscalização da equipe no entroncamento da BR-364 com a Rodovia AC-405, no município de Cruzeiro do Sul.
Na ocasião, foi dada ordem de parada a uma combinação veicular (caminhão trator e semirreboque) que transportava diversas toras de madeira de essências variadas. Ao realizar a fiscalização da carga, a equipe solicitou ao condutor o Documento de Origem Florestal (DOF), que é a licença obrigatória para o transporte de produtos e subprodutos florestais. O motorista apresentou apenas uma imagem do DOF em seu telefone celular, contudo, a documentação se mostrou insuficiente, pois não detalhava o produto transportado, a rota a ser seguida pelo veículo ou a identificação do transportador. O motorista declarou que a madeira totalizava aproximadamente 32, 9712 m3
Diante da constatação da ausência da licença válida para o transporte, caracterizando o crime ambiental, o veículo e toda a carga de toras de madeira foram apreendidos. O material e o veículo transportador foram imediatamente encaminhados e apresentados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) em Cruzeiro do Sul, para a adoção das providências administrativas e legais decorrentes.
A PRF/AC reitera que a fiscalização rigorosa é fundamental para proteger os recursos naturais do Acre e coibir o desmatamento ilegal.
Fonte: Núcleo de Comunicação Institucional – PRF/AC