Notícias
Educação do Campo
Pronera e UFMA realizam Seminário Acadêmico Interno durante a Aplicom 25 no Maranhão
Fabrício Dias ressaltou a importância da junção de forças do Incra, universidade e movimentos sociais - Foto: Divulgação
Os estudantes da primeira turma de Mestrado Profissional em Comunicação - realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em parceria com o Incra, por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) -, participaram do Seminário Acadêmico Interno Pronera.
Este Seminário ocorreu em 29/5/2025, na capital São Luís, durante o 2º Encontro Nacional de Pesquisa Aplicada em Comunicação e Informação (Aplicom 25), realizado a cada dois anos pela UFMA, por meio do Programa de Pós-graduação em Comunicação Profissional (PPGCOMPRO).
Durante o Seminário houve exposição da professora doutora Josefa Batista Lopes, que atua nas áreas de serviço social, políticas públicas e movimento social. Durante sua fala, a professora Josefa instigou a reflexão dos discentes. Ela lembrou que a Reforma Agrária se constitui em um elemento no mecanismo de combate à concentração de terras no Brasil. “Essa é mais uma expressão dentre outras expressões de luta contra a expropriação da classe burguesa”, afirmou.
Após as reflexões provocadas pela professora Josefa, os discentes estiveram reunidos com o chefe da Divisão de Educação do Campo do Incra, Fabrício de Souza Dias, com a gestora do Pronera no Maranhão, Valéria Rodrigues, e com a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação Profissional (PPGCOMPRO) da UFMA, professora doutora Patrícia Rakel.
Neste segundo momento do seminário, os representantes do Pronera relembraram a importância do retorno deste programa e de seu fortalecimento proporcionado pelo momento político atual sob a gestão do presidente Luís Inácio Lula da Silva. Fabrício Dias ressaltou ainda a importância do tripé que fundamenta o Pronera, que é a junção de forças do Incra, da universidade e dos movimentos sociais. Pela coordenação do PPGCOMPRO, Rakel fez uma cronologia explicando o atual momento vivenciado pelos discentes dentro da UFMA e repassou quais são os próximos passos a serem seguidos até o momento da defesa da dissertação.
Aplicom 25
Para a abertura do Seminário Acadêmico Interno Pronera - realizado dentro da Aplicom 25 -, foi composta mesa solene formada pelos representantes do Incra / Pronera, Fabrício Dias e Valéria Rodrigues, pelo coordenador do PPGCOMPRO / UFMA, professor doutor Márcio Carneiro, pela representante do Movimento Sem-Terra (MST), Júlia Araújo, e pela representante dos discentes, Mariana Castro.
Os estudantes do Mestrado Profissional em Comunicação do Pronera/Incra/UFMA participaram de duas sessões de Grupos de Trabalho (GT) durante o 2º Aplicom. Eles apresentaram trabalhos explicando o tema que estão trabalhando para a dissertação e o andamento de suas pesquisas.
Mariana Castro, uma das mestrandas ligadas ao MST, durante sua fala na abertura do Seminário Acadêmico, afirmou que os discentes que participam desta turma tem consciência do seu papel na universidade. “Enquanto primeira turma de mestrado em Comunicação do Brasil, gostaria de reforçar que sabemos o tamanho da nossa responsabilidade e oportunidade”, afirmou. Ela lembrou que, no primeiro e segundo semestre do curso, que está em andamento, estudantes e professores estão discutindo formas dos trabalhos que serão fruto do mestrado colaborarem para o fortalecimento dos movimentos sociais, da educação no campo como um todo e para o processo de reforma agrária popular.
A turma de Mestrado Profissional em Comunicação do Pronera / Incra / UFMA tem 15 estudantes, sendo 13 custeados pelo Incra / Pronera e dois, pela UFMA. O mestrado começou em outubro de 2024. Nesta fase, está no exercício do segundo semestre, finalizando o período de aulas. Os mestrandos têm até 24 meses após o início do curso para a defesa da dissertação e apresentação do artefato resultado da pesquisa.
Acompanhe também as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp.
Assessoria de Comunicação Social do Incra
imprensa@incra.gov.br
(61) 3411-7404