Notícias
Reforma Agrária
Incra entrega 66 títulos de domínio a famílias assentadas em Porangatu e Campinorte (GO)
Com os títulos, as famílias passam a ter segurança jurídica e autonomia para fortalecer a produção - Foto: Incra/GO
O Incra em Goiás realiza a entrega de 66 títulos de domínio - documentos definitivos de propriedade da terra -, para famílias dos assentamentos Salvador Allende e Samurai, localizados no município de Porangatu, e Iracema, no na cidade de Campinorte. A ação marca um novo capítulo na trajetória dessas famílias, que passam a ter segurança jurídica e autonomia para fortalecer a produção e melhorar a qualidade de vida no campo.
As cerimônias de entrega dos documentos ocorrem no dia 19/11/2025, para famílias dos assentamentos Salvador Allende e Samurai - na Câmara Municipal de Porangatu, às 9h -, enquanto que para as famílias do assentamento Iracema, o ato é dia 20/11, às 9h, na sede do assentamento, em Campinorte.
O superintendente do Incra em Goiás, Elias D`Angelo explica que os títulos de domínio representam a finalização de um ciclo iniciado há anos, muitas vezes marcado por desafios, trabalho intenso e espera. “Agora, com a documentação definitiva em mãos, as famílias podem acessar mais linhas de financiamento rural para continuar investindo em suas atividades e planejar o futuro com mais tranquilidade e dignidade”, afirma.
Entre as beneficiadas está Vera Lúcia de Assis, moradora do assentamento Salvador Allende, em Porangatu. Ela vive há 14 anos na área com o esposo, Antônio Moreira, três filhos e uma neta. Eles cultivam milho, criam porcos, galinhas e produzem leite. Para Vera, receber o título é um passo decisivo. “Agora posso realizar um empréstimo para trabalhar mais ainda na terra. É maravilhoso. Quero fazer melhorias e produzir mais”, completou.
No assentamento Iracema, em Campinorte, quem também comemora é Marciene do Nascimento Barbosa Santos, assentada desde 2015. Ao lado da família, ela cultiva gueiroba e sonhava com o dia em que teria o documento definitivo. Ciene, como é conhecida no assentamento, relata que é grata a Deus por este momento. “É um ´realizado´ que sonhávamos e oramos muito para acontecer. Significa muito pra nós! Agora a gente tem mais segurança pra investir, é uma sensação de alívio, porque agora será nossa mesmo, sem medos”, contou.
Casada há 25 anos, Ciene lembra com emoção do dia em que soube que receberia o título. “Nosso sonho sempre foi ter uma terra para plantar, produzir nossas hortaliças e criar nossas filhas em um ambiente mais saudável. Quando soubemos que íamos pegar o título, choramos igual crianças, porque nunca imaginamos um dia ter uma terrinha. É um presente. Uma realização muito grande”, afirma.
A entrega dos 66 títulos reforça o compromisso do Incra com a consolidação dos assentamentos e com a promoção do desenvolvimento sustentável no campo. Cada documento entregue é também um reconhecimento ao esforço de famílias que têm na terra a base de sua história e de seu projeto de vida.
O Incra segue avançando na regularização definitiva dos assentamentos, garantindo que mais famílias tenham acesso à terra, cidadania e oportunidades de prosperar no meio rural.
O que é TD
O Título de Domínio, nome oficial do documento, tem validade de escritura pública e garante a posse efetiva da parcela da reforma agrária. Com o documento, os assentados passam à condição de pequenos proprietários de terra.
O TD substitui o Contrato de Concessão de Uso (CCU), documento que as famílias recebem ao serem assentadas e as autoriza a morar e produzir em determinado lote do assentamento de Reforma Agrária.
Serviço:
Entrega de títulos de domínio
Famílias dos assentamentos Salvador Allende e Samurai
Data: 19/11
Local: Câmara Municipal de Porangatu
Horário: às 9h
Famílias do assentamento Iracema
Data: 20/11
Local: sede do assentamento Iracema, em Campinorte
Horário: às 9h
Acompanhe também as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp.
Assessoria de Comunicação Social do Incra/GO
imprensa.go@incra.gov.br
(62) 3269-1760