Notícias
Prestação de serviço
5ª edição do Mutirão de Documentação em Goiás realiza 1100 atendimentos
Os 1.100 atendimentos em Doverlândia tornou a edição uma das mais expressivas do ano em Goiás - Foto: Incra/GO
O Incra em Goiás concluiu a quinta edição do Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural com a realização 1.100 atendimentos a famílias assentadas e agricultores familiares da região do Território Médio Araguaia, no município de Doverlândia – localizado no Sudoeste do Estado, na fronteira com Mato Grosso e distante cerca de 400 quilômetros da capital Goiânia.
O mutirão, que ocorreu entre os dias 25 e 27 de novembro de 2025, contou com parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Prefeitura Municipal de Doverlândia, além de uma ampla rede de instituições públicas parceiras e movimentos sociais e sindicais do campo. Assim, participaram também do evento o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Universidade Federal de Goiás (ProSemeia e Cecane), Defensoria Pública do Estado, e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), reforçando o caráter colaborativo do mutirão.
Com os 1.100 atendimentos realizados na quinta edição do Mutirão de Documentação em Doverlândia se tornou uma das mais expressivas do ano em Goiás. E entre os serviços ofertados no Mutirão de Documentação, destacam-se:
• 267 atendimentos para regularização de parcelas da reforma agrária, trazendo segurança jurídica às famílias assentadas;
• 352 inscrições em projetos de Fomento Mulher, benefício no valor de R$ 8 mil / pessoa. Se aprovados, os projetos resultarão num investimento superior a R$ 2,8 milhões em iniciativas produtivas femininas;
• Entrega de 23 títulos definitivos para famílias dos assentamentos Café Abelha, Flamboyant e Três Marias, todos localizados em Doverlândia;
• 138 Contratos de Concessão de Uso (CCU) emitidos e entregues a assentados de diversas regiões;
• 110 atendimentos do INSS, garantindo acesso a direitos previdenciários;
• 54 atendimentos da Defensoria Pública do Estado (DPE), incluindo quatro casamentos, realizados durante o evento;
• 85 atendimentos sobre Cadastro Ambiental Rural (CAR);
• 117 atendimentos do MDA;
• 32 atendimentos do Cecane/UFG;
• 38 CAF emitidas pelo ProSemeia/UFG.
Balanço 2025
Com o encerramento da edição de Doverlândia, o Incra em Goiás conclui o ciclo de Mutirões de Documentação da Trabalhadora Rural em 2025.
Ao longo das cinco edições, realizadas nos Territórios da Cidadania Rio Vermelho (Goiás), Norte (Montividiu do Norte), Vale do São Patrício (Santa Rita do Novo Destino), Vale do Araguaia (Crixás) e Médio Araguaia (Doverlândia), foram realizados pouco mais de seis mil atendimentos, beneficiando mulheres e homens do campo em cerca de 40 municípios goianos.
Os mutirões representam um esforço contínuo para ampliar o acesso à documentação, políticas públicas e serviços essenciais, fortalecendo a cidadania e a autonomia das famílias rurais.
Próximos passos
Ao final do evento, a Diretoria do Incra em Goiás expressou seu agradecimento às parcerias e o comprometimento de todas as instituições envolvidas, em especial ao MDA e à Prefeitura Municipal de Doverlândia, fundamentais para o sucesso desta edição do Mutirão de Documentação.
E a Diretoria do Incra em Goiás antecipou os próximos passos das ações de atendimento ao público no Estado em 2026, com a realização de novas edições do Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural, levando ainda mais direitos, serviços e oportunidades de desenvolvimento para a população do campo goiano.
Acompanhe também as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp.
Assessoria de Comunicação Social no Incra/GO
imprensa.go@incra.gov.br
(62) 3269-1760