Rotinas de Prevenção e Controle de Infecções e Condutas em Acidentes com Materiais Biológicos no Hospital Universitário – 2023
A prevenção e a educação representam desafios no sentido de evitar novas ocorrências da disseminação de microrganismos hospitalares, demandando esforços intensos de formação e informação aos profissionais e alunos dos cursos da área da saúde. Visando à prevenção da disseminação de microrganismos no ambiente hospitalar e a segurança dos pacientes, vimos através deste curso, orientar a importância do uso de EPIs e da higienização das mãos, bem como a prevenção de acidentes com materiais biológicos.
Diante do exposto, a Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) em parceria com Setor de Gestão da Qualidade (STGQ) disponibiliza o curso obrigatório "Rotinas de Prevenção e Controle de Infecções e Condutas em Acidentes com Materiais Biológicos no Hospital Universitário – 2023" a todos os alunos, residentes e professores que desenvolvem atividades no HU-UFSC/EBSERH
APRESENTAÇÃO
O curso "Rotinas de Prevenção e Controle de Infecções e Condutas em Acidentes com Materiais Biológicos no Hospital Universitário – 2023" é online, autoinstrucional e tem carga horária total de 08 horas; sendo divido em três módulos:
Módulo I = Higienização das mãos
Módulo II = Uso de EPIs
Módulo III = Acidentes com material biológico
Abaixo, o participante do curso irá encontrar vídeos aulas especialmente elaborados para o entendimento do conteúdo. Também, encontrará indicação de material de apoio para leitura complementar de cada assunto abordado.
Ao fim, o participante deverá participar da avaliação para obter o certificado de participação do curso.
Havendo dúvidas, o participante poderá saná-las através do e-mail gep.hu-ufsc@ebserh.gov.br
MÓDULO I
Vídeo aula Módulo I = Higiene de Mãos
Material Apoio Módulo I = POP higienização das Mãos
MÓDULO II
Vídeo aula Módulo II = Colocação de EPI em procedimentos que não gerem aerossóis
Vídeo aula Módulo II = Colocação de EPI em procedimentos que possam gerar aerossóis
Vídeo aula Módulo II = Retirada de EPI em procedimentos que não gerem aerossóis
Vídeo aula Módulo II = Retirada de EPI em procedimentos que possam gerar aerossóis
Material de Apoio Módulo II = Manual prevenção de multiresistentes ANVISA
Material de Apoio Módulo II = Plano de contenção de bactérias multirresistentes 2021 2022 HU-UFSC
MÓDULO III
Vídeo aula Módulo III = Atualização a atendimento de acidentes com material biológico na UFSC
AVALIAÇÃO
Para obter o certificado de participação do curso o participante deverá acertar no mínimo 70% (8 questões) das respostas na avaliação abaixo: