Curso de Proteção Radiológica 2025
|
Apresentação do Curso |
Carga horária |
|
1º Atividade - Assistir Vídeo de apresentação do Curso de Proteção Radiológica - modalidade assíncrona. link: Apresentação do curso de proteção radiológica.mp4 Para assitir o vídeo recomenda-se que seja habilitada a Supressão de Ruído (Alt + A) no my.sharepoint |
1º vídeo de aprsentação do cursso -15min |
|
Objetivo(s) Específico(s) Associado(s): Apresentar o cronograma, os conteúdos programáticos e as orientações necessárias para a adequada realização e conclusão do curso. |
|
|
Módulo I |
Carga horária |
|
2º Atividade - Assistir vídeo aula Módulo I – modalidade assíncrona. Link: Vídeo aula Módulo I - Curso Proteção Radiológica-20240913_104429-Gravação de Reunião.mp4 Para assitir do vídeo recomenda-se que seja habilitada a Supressão de Ruído (Alt + A) no my.sharepoint Conteúdos abordados no Módulo I:
3º Atividade - Leitura do Material Complementar Módulo I – RPOP - Raios X o que os pacientes precisam saber - Modalidade assíncrona. – Poster-CT -10 Recomendações proteção radiológica dos pacientes em TC - Modalidade assíncrona. – Poster-Radioproteção dos Trabalhadores - Modalidade assíncrona. – Poster-10 Recomendações para proteção de pacientes em fluoroscopia - Modalidade assíncrona. – Poster-staff- 10 Recomendações para a proteção do staff em fluoroscopia - Modalidade assíncrona. – Leitura do Programa de Garantia de Qualidade - Modalidade assíncrona. https://ged.ebserh.gov.br/app/repositorio/visualizar?nomeArquivo=PGR.HU-UFSC-UDIDE.003&id=10109 - Radiações Ionizantes e a Vida - Apostila educativa. – Leitura do Programa de Proteção Radiológica - Modalidade assíncrona. https://ged.ebserh.gov.br/app/repositorio/visualizar?nomeArquivo=PGR.HU-UFSC-UDIDE.002&id=10106 4º Atividade - Avaliação Módulo I - Realizar atividade avaliativa do Módulo I. Modalidade assíncrona. Link do Google Forms para avaliação: https://forms.office.com/r/PqKRD4Sx5g |
1º vídeo aula Módulo I - 1h 2º Leitura do Material Complementar Módulo I - 3h 3º Avaliação Módulo I - 1h |
|
Objetivo(s) Específico(s) Associado(s): Definir os conceitos fundamentais de radiações ionizantes com clareza e precisão em avaliações teóricas do módulo. |
|
|
Módulo II |
Carga horária |
|
5º Atividade - Assistir vídeo aula Módulo II - modalidade assíncrona. Link: Aula módulo 2 Curso Proteção Radiológica final.mp4 Para visualização dos vídeos recomenda-se que seja habilitada a Supressão de Ruído (Alt + A) no my.sharepoint – modalidade assíncrona. Conteúdos abordados no Módulo II:
6º Atividade - Leitura do Material Complementar Módulo II – modalidade assíncrona. – Leitura da RESOLUÇÃO RDC Nº 611, de 9 de Março de 2022 - Modalidade assíncrona. – Resolução Normativa Nº 002.2015 - Modalidade assíncrona. 7º Atividade - Avaliação Módulo II – modalidade assíncrona. - Realizar atividade avaliativa do Módulo II. Modalidade assíncrona. Link do Google Forms para avaliação: https://forms.office.com/r/383MnEuLnK Orientações referente as avaliações do curso de proteção radiológica 2025: |
1º Vídeo aula Módulo II - 45 min 2º Leitura do Material Complementar Módulo I - 1h 3º Avaliação Módulo I - 1h |
|
Objetivo(s) Específico(s) Associado(s): |
|
Material Didático e Recursos Instrucionais
As aulas serão apresentadas em formato de vídeo pré-gravado, e os materiais complementares — como pôsteres, programas e legislações — serão disponibilizados online aos participantes, junto ao ambiente virtual do curso.
Critérios de Conclusão
Avaliação
A avaliação do curso será composta por instrumentos objetivos, aplicados ao final de cada módulo, com o objetivo de verificar a assimilação dos conteúdos pelos participantes. No caso do Curso de Proteção Radiológica 2025, a avaliação será realizada por meio de questionários online, contendo:
-
10 (dez) questões objetivas obrigatórias, com apenas uma alternativa correta, valendo 1,0 ponto cada;
-
2 (duas) questões extras de reforço, valendo 0,5 ponto cada, que podem ser utilizadas para complementar a nota do participante, respeitando o limite máximo de 10 pontos por módulo.
A nota mínima exigida para aprovação em cada módulo é de 7,0 (70%) de aproveitamento. Cada participante terá duas tentativas para realizar a avaliação de cada módulo.
Além da avaliação de conhecimento, será aplicada pela UDP uma avaliação de reação ao final da capacitação, com o objetivo de coletar o feedback dos participantes quanto à metodologia, conteúdo, aplicabilidade e desempenho do(s) instrutor(es).
Certificados
A nota mínima exigida para aprovação em cada módulo é de 7,0 (70%) de aproveitamento. A obtenção desta nota em todos os módulos é obrigatória para a conclusão do curso e emissão do certificado.
Referências Bibliográficas
[1] Ciência Radiológica para Tecnólogos - 9ª EDIÇÃO – 2010. Bushong, Stewart Carlyle – ELSEVIER.
[2] Diretrizes Básicas de Proteção Radiológica – Norma NN 3.01 – Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
[3] Radiation Protection of Patients (RPOP), Termos comumente utilizados. Disponível em: < https://www.iaea.org/resources/rpop >. Acesso em: 13.03.2024.
[4] RESOLUÇÃO RDC Nº 611, DE 9 DE MARÇO DE 2022 - Órgão: Ministério da Saúde/Agência Nacional de Vigilância Sanitária/Diretoria Colegiada - Publicado em: 16/03/2022 | Edição: 51 | Seção: 1 | Página: 107.
[5] RESOLUÇÃO NORMATIVA N° 002/DIVS/SES Publicada no DOE/SC N°20.060 de 18/05/2015 - ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
[8] Instrução Normativa - In Nº 92 - Sistemas de Mamografia. Republicada em 2022.
[13] Instrução Normativa - In Nº 97 Sistemas de Ressonância Magnética Nuclear. Republicada em 2022.