Notícias
Fórum on-line sobre Segurança do Paciente do CHC-UFPR/Ebserh discutiu o cuidado materno e neonatal seguro
Destinado a profissionais da saúde, estudantes, gestantes, puérperas e sociedade em geral, a quarta edição do Fórum de Qualidade e Segurança do Paciente, teve como objetivos melhorar a compreensão global da segurança do paciente, aumentar o engajamento público na segurança dos cuidados de saúde e provocar reflexões sobre a realidade, estimulando ideias e planejamentos que transformem teoria em ações de melhoria na prática.
Com o tema “O Cuidado Materno e Neonatal Seguro”, o evento, que foi realizado de forma on-line entre os dias 16 e 17 de setembro, teve cerca de 200 participantes e incluiu palestras, treinamentos e roda de conversa.
No primeiro dia do Fórum, a palestra proferida pelo infectologista Rafael Mialski Fontana, abordou de maneira prática as ações de prevenção da Sepse. O médico expôs conceitos de forma a proporcionar a fácil compreensão do tema e chamou a atenção dos profissionais, estudantes e sociedade em geral para o envolvimento com a questão e entendimento de que a sepse deve ser uma preocupação de todos.
No segundo dia, as palestras dos enfermeiros obstetras Letícia Siniski de Lima, Fábio Miranda Oliveira, Marcelexandra Rabelo e da médica obstetra Ana Paula Mantovani, abordaram as boas práticas preconizadas para a atenção materna e neonatal, fazendo uma correlação com as 10 diretrizes da Aliança Nacional para o Parto Seguro e Respeitoso e as práticas institucionais já adotadas no CHC-UFPR/Ebserh.
Nas falas dos palestrantes foi possível observar a busca constante pela melhoria assistencial, apontando como agentes de transformação, não somente profissionais e alunos da área da saúde, mas a sociedade como um todo.
De acordo com a chefe do Setor Vigilância e Segurança do Paciente, Denise Munhoz da Rocha, “As expectativas geradas apontaram para a relevância de compartilhamento de experiências entre as diferentes instituições e envolvidos”.