Notícias
CONHECIMENTO
Estudantes, professores e profissionais participam de eventos voltados ao ensino e pesquisa em saúde no HU-UFSCar
São Carlos (SP) – No período de 16 a 18 de setembro o Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar), vinculado à HU Brasil, realizou o I Congresso de Integração entre Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde e a IV Semana da Preceptoria. Os eventos foram voltados para estudantes da graduação, residentes, professores, pesquisadores e profissionais da instituição, que têm como objetivos a troca de conhecimentos e experiências em diversas especialidades da saúde.
O I CINTEGRA teve o propósito fortalecer a integração entre o ensino, a pesquisa, a inovação e a assistência em saúde, promovendo um ambiente de compartilhamento de conhecimentos, experiências e boas práticas. a quarta semana de preceptoria do HU-UFSCar reafirmou seu papel como um importante espaço de fortalecimento da formação acadêmica e da prática clínica, promovendo a qualificação dos preceptores e estimulando a integração entre ensino e serviço.
A programação contou com palestras, mesas redondas, apresentação de pôsteres, cursos, apresentações culturais e a premiação para os melhores trabalhos científicos do congresso e dos programas de iniciação científica e iniciação tecnológica.
Os eventos começaram já no dia 15 de setembro, com os cursos “Avaliação econômica em saúde” e “Introdução à pesquisa clínica: fundamentos e coordenação de estudos”, voltados a pessoas previamente inscritas. No dia 16 estão foram realizadas as mesas redondas sobre inteligência artificial em saúde, incorporação de tecnologias no Sistema Único de Saúde e integração entre ensino, serviço e comunidade.
A mesa de abertura no dia 16 foi composta pela pró-reitora de extensão, Kelen Christina Leite, representando a reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira, o superintendente do HU-UFSCar, Fabio Fernandes Neves, a gerente de atenção à saúde do HU-UFSCar, Valeria Cristina Gabassa, o gerente de ensino e pesquisa do HU-UFSCar, Thiago Luiz de Russo e a chefe do setor de gestão da pesquisa e da inovação tecnológica em saúde do HU-UFSCar, Renata Basso Vanelli, que destacou a ideia de realizar esse primeiro congresso:
“Houve uma reestruturação da nossa Gerência de Ensino e Pesquisa e pudemos contar com mais recursos humanos, então pensamos em fazer um congresso que reunisse a semana de preceptoria e o encerramento do PIT/PIC, além de mais espaços para exposição científica, mesas redondas e trocas de experiências. E assim surgiu esse evento”, explica Renata.
O evento contou com um total de 40 trabalhos expostos e várias mesas redondas ao longo da programação, com palestrantes presenciais e no formato híbrido, oportuniczando a interação e troca com vários profisisonais da áre de saúde e tecnologia.
“Temos um grande desafio produzir ciência e incorporar tecnologia para o SUS e para isso investimos em pessoas qualificadas, recursos didáticos, pesquisadores e pesquisas realizadas dentro do hospital”, destacou o superintendente do HU-UFSCar, Fábio Fernandes Neves.
No dia 17, pela manhã houve mesas redondas sobre empreendedorismo científico, transformação digital em saúde e formação de profissionais e docentes para o futuro. À tarde a programação terá apresentação de trabalhos, a mesa redonda “a Prática Clínica à Inovação: transformando Problemas assistenciais em pesquisas e soluções baseadas em evidências” e a palestra “O Hospital Universitário como Ecossistema de Inovação: Integrando Ensino, Pesquisa, Assistência e Transformação Digital”. Após a palestra haverá apresentação cultural e o encerramento do evento, com a premiação das melhores pesquisas no encerramento do quarto ciclo do Programa de Iniciação Científica (PIC) e terceiro ciclo do Programa de Iniciação Tecnológica (PIT) da HU BRASIL.
Nessa edição, tivemos empate da premiação de dois projetos do Programa de Iniciação Científica:
Título: Avaliação precoce da força de preensão palmar e fatores associados em pacientes críticos hospitalizados em Unidade de Terapia Intensiva
Orientadora: Profa. Dra. Valéria Amorim Pires Di Lorenzo
Coorientadora: Ma. Daiane Roberta Viana
Bolsista: Laura Nicoletti
e
Análise do perfil de sensibilidade aos antimicrobianos dos agentes causadores de infecção do trato urinário relacionada à assistência à saúde no Hospital Universitário da UFSCar
Orientadora: Bárbara Martins Lima
Bolsista: Caique Matsuo Yamaguchi Ichinose
Programa de Iniciação Tecnológica
Premiado:
Usabilidade de uma plataforma virtual para o cuidado apoiado em uropediatria
Orientadora: Profa. Dra. Lais Fumincelli
Bolsista: Victória Fernandes Deliberali
Menção honrosa do PIT:
Identificação precoce da exacerbação da DPOC usando análise de voz e tosse por meio de um modelo de aprendizado de máquina
Orientador: Prof. Dr. Fábio Fernandes Neves
Coorientador: Dr. Alessandro Domingues Heubel
Bolsista: Lucas Vidal Passos
Ao longo do dia 18 acorreu o curso de preceptoria em residência médica e multiprofissional, e a oficina de avaliação por competências. As atividades desse dia estavam voltadas para profissionais do HU-UFSCar previamente inscritos.
Sobre a HU Brasil
O HU-UFSCar integra a HU Brasil desde outubro de 2014. Criada por meio da Lei nº 12.550/2011 e vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a estatal nasceu tendo como nome oficial Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). É responsável pela administração de 47 hospitais universitários federais em 25 unidades da federação.