Notícias
JANEIRO LILÁS
Visibilidade trans ganha destaque durante o mês de janeiro
O mês de janeiro, além da cor branca, é simbolizado pela cor lilás, que é voltado para a visibilidade trans. O dia Nacional da Visibilidade Trans é lembrado anualmente no dia 29 de janeiro, desde 2004, quando o ato nacional chamou a atenção para o tema, no lançamento da campanha “Travesti e Respeito”, do Ministério da Saúde. Desde então, o tema tem conquistado mais espaço na sociedade. O Programa de Atenção à Saúde da População Trans (Paes Pop Trans) da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (Saes), do Ministério da Saúde, anunciou investimentos de R$ 152 milhões até 2028, sendo R$ 68 mi em 2025. A estimativa é de 36 serviços ambulatoriais e 23 serviços cirúrgicos habilitados para 2025 e a ampliação para 153 serviços ambulatoriais e 41 serviços cirúrgicos habilitados até 2028.
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) conta com o Centro de Referência em Atenção Integral para Saúde Transespecífica (Craist), que oferta atendimentos para atendimento psicológico e psiquiátrico, serviço social, prescrição e orientação de tratamento hormonal.
A coordenadora do Craist, Camila Toffoli, fala sobre a expectativa: “esperamos ter verba destinada diretamente para a compra de aparelhos destinados à assistência, mas principalmente para a compra de medicamentos para a terapia hormonal de afirmação de gênero, os quais atualmente são custeados pelas próprias pessoas atendidas”.
O Craist realizou, em todo o ano de 2024, mais de 2 mil (2.106) atendimentos, sendo 920 em endocrinologia e ginecologia, 176 em serviço social, 382 psiquiátricos, 524 psicológicos e 104 em nutrição. Os atendimentos clínicos agendados e acolhimento e suporte são de livre demanda, ou seja, a pessoa interessada pode se dirigir ao serviço, entre 7h30 e 11h, às sextas-feiras, no ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia do HC-UFU.
Camila Toffoli atua na assistência desses pacientes há oito anos e conta: “Estamos ampliando a rede de profissionais que atuam na assistência, com melhora na oferta de serviços de saúde mental. A oferta de atenção multidisciplinar faz toda a diferença nessa assistência. A possibilidade de acolhimento, uso de linguagem adequada e, quando possível e desejado, o acesso ao tratamento hormonal e cirúrgico contribuem substancialmente no sentimento de exercício de vida plena do ponto de vista afetivo, social e laboral”.
Rede Ebserh
O HC-UFU faz parte da Rede Ebserh desde maio de 2018. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Pollyana Freitas com revisão de Vanda Laurentino.