Notícias
DEZEMBRO VERMELHO
Campanha do HDT-UFT realiza 187 testes rápidos de HIV e Sífilis
O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada a Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) 187 testes rápidos, sendo 94 de HIV e 93 de sífilis. A ação ocorreu nesta segunda-feira (02) em alusão ao Dia Mundial da Luta contra Aids, comemorado no dia 1º de dezembro.
A responsável pelo CTA e chefe da Unidade de Doenças Infectoparasitárias, enfermeira Gilmara Cruz e Silva Lacerda explica que o evento superou as expectativas, que tinha como meta 120 testes. “É imprescindível fazer o teste, só assim o indivíduo irá ter conhecimento do seu status sorológico, e assim diagnosticar uma doença ou Infecção Sexualmente Transmissível (IST) precocemente, otimizando seu tratamento e acompanhamento. Só o preservativo é capaz de proteger contra as IST's, é o método mais seguro e distribuídos gratuitamente no HDT e UBS do município”.
Sobre a Rede Ebserh
O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.