Notícias
DIA MUNDIAL
HUPAA encerra mais uma turma do programa antitabagismo
Maceió (AL) - O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-Ufal/HU Brasil), encerrou mais uma turma do Programa de Controle do Tabagismo neste mês em celebração ao Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio). Desde 2007, o hospital atua na prevenção e no tratamento do tabagismo, com ações que integram assistência, educação e promoção da saúde.
Coordenado pela pneumologista Seli Almeida, o tratamento contemplou 63 pacientes fumantes. Uma nova turma já foi iniciada neste mês de maio com mais 70 pacientes beneficiados. Os assistidos são atendidos por médico, enfermeira, assistente social, farmacêutico e psicólogo, todos credenciados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), do Ministério da Saúde.
“Somos uma equipe multiprofissional capacitada pelo INCA e atuamos com base em portarias que regulamentam tanto a comissão do programa, quanto a política de ambiente livre do fumo, vigente no hospital desde 2018”, destacou Seli.
Carlos Ribeiro Macedo foi paciente do programa há 11 anos e, desde então, não voltou mais a fumar. “Logo depois que parei de fumar, tive um grave aneurisma na aorta por consequência do cigarro. Tenho certeza de que, se eu ainda fosse fumante naquela ocasião, não teria sobrevivido”, relatou aliviado.
Como funciona o tratamento?
As pessoas interessadas em parar de fumar podem procurar o tratamento gratuito oferecido pelo Programa de Controle do Tabagismo do HUPAA, através de demanda espontânea ou encaminhado por profissionais de saúde. No hospital, eles serão entrevistados por uma equipe do INCA.
“Nesse momento, obtemos informações importantes acerca do histórico do paciente, como idade do início do hábito de fumar, se possui alguma doença ou problemas com uso do álcool, avaliação do quadro de saúde mental e o grau de dependência”, explicou Seli.
O tratamento é composto de duas partes: no primeiro mês, ocorrem sessões semanais de terapia com profissional de psicologia, com duração de uma hora e meia. A partir da terceira semana, eles são encaminhados para avaliação medicamentosa, que é a outra etapa do tratamento. No segundo mês, as reuniões acontecem a cada 15 dias e, a partir do terceiro mês, uma reunião mensal até completar um ano.
“Eles passam por uma avaliação médica e recebem a medicação que são a Bupropiona e os adesivos de reposição de nicotina. Em alguns casos, além da avaliação psicológica, também há necessidade de avaliação nutricional”, destacou a médica pneumologista.
O programa é credenciado pelo INCA, especialmente por estar vinculado ao serviço do Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon-HUPAA), reforçando seu papel na prevenção do câncer, no qual o HUPAA é referência no estado de Alagoas. Além disso, mantém parcerias com os programas municipal e estadual de controle do tabagismo, ampliando o alcance das ações realizadas.
Sobre a HU Brasil
O HUPAA-Ufal faz parte da Rede HU Brasil desde 2014. Criada por meio da Lei nº 12.550/2011 e vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a HU Brasil nasceu tendo como nome oficial Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh. É responsável pela administração de 45 hospitais universitários federais em 25 unidades da federação, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Em 2026, em um reposicionamento junto à sociedade, ao mercado e instituições parceiras, passou a ter um novo nome, que carrega sua essência: HU Brasil.
Por Suzana Gonçalves
Coordenadoria de Comunicação Social da HU Brasil