Notícias
MARÇO AZUL
Huol-UFRN realizou mutirão de colonoscopia com pacientes agendados
Natal (RN) – No último sábado, dia 7, o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou um mutirão que colaborou para reduzir a fila de espera de colonoscopia com 14 pacientes agendados. Na ocasião, foram realizadas 14 colonoscopias e 4 endoscopias.
A iniciativa integra as atividades da Campanha Março Azul Marinho, movimento nacional de conscientização sobre o câncer colorretal, e teve como objetivo não apenas atender à demanda reprimida na Rede de Atenção à Saúde, mas também sensibilizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce.
Considerada o exame “padrão ouro” para a detecção precoce de tumores no intestino e reto, a colonoscopia permite identificar lesões que podem evoluir para o câncer. “A gente só descobre o grau de evolução com a retirada das lesões e com a análise do patologista”, explicou a médica endoscopista do Huol, Cintia Latorre.
“Além de 4 pacientes com identificação de lesões que podem ou não evoluir para câncer (conhecidos como pólipos) e que precisam ser retiradas e avaliadas pelo patologista, tivemos um paciente com diagnóstico de tumor maligno que seguirá em acompanhamento pelo nosso hospital”, destacou a médica.
Uma das pacientes atendidas durante o mutirão foi Cristiane Gomes dos Santos. Ela elogiou a iniciativa e o acolhimento dos profissionais. “Vim fazer o exame porque estava preocupada com os sintomas e fiquei sabendo da campanha. A equipe é maravilhosa, fui muito bem atendida e estou muito feliz”, destacou.
Sobre o câncer colorretal
A ocorrência do câncer colorretal está associada a diferentes fatores de risco, como distúrbios metabólicos (obesidade, sedentarismo, hipertensão, hiperlipidemia), consumo de álcool e uso de cigarro, síndromes genéticas, alimentação rica em processados e histórico familiar. Por isso, a prevenção inclui hábitos saudáveis de alimentação, exercício físico, boa ingestão de água e regulação do estresse.
Os sintomas mais frequentes incluem alterações no hábito intestinal sem causa aparente (como constipação ou diarreia) e presença de sangue nas fezes. Quando o tumor é pequeno, muitas vezes em pacientes assintomáticos, poderá ser removido por via endoscópica, um procedimento menos invasivo. Já nos casos mais avançados, o tratamento pode envolver quimioterapia ou cirurgia.
Sobre a Ebserh
O Huol-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo e Paulina Oliveira
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh