Notícias
MAIS ASSISTÊNCIA
HULW implanta novo exame para diagnóstico de distúrbios gastrointestinais
João Pessoa (PB) – Usuários do Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal e vinculado à Ebserh, passaram a contar com mais um exame para diagnóstico de doenças relacionadas ao aparelho digestivo. Trata-se do Teste Respiratório do Hidrogênio Expirado, que permite identificar condições como intolerâncias alimentares e distúrbios intestinais.
De acordo com a médica gastroenterologista Marília Marques, profissional que está conduzindo os exames, o teste oferece um diagnóstico preciso e rápido de condições que afetam a digestão e a absorção de alimentos, proporcionando aos pacientes um exame confortável e eficiente, sem necessidade de procedimentos invasivos.
“Este exame é indicado para pacientes com sintomas como inchaço abdominal, gases excessivos, dores abdominais e distúrbios no trânsito intestinal. Ele auxilia no diagnóstico de intolerâncias alimentares, disbiose intestinal e outras condições gastrointestinais”, explicou Marília.
Os procedimentos tiveram início no dia 29 de janeiro e estão sendo realizados no Centro Especializado de Cirurgias Ambulatoriais e Endoscópicas do HULW. Para ter acesso, é necessário passar por atendimento no Ambulatório de Gastroenterologia do Hospital, já que o agendamento é realizado no próprio serviço.
“O paciente inicialmente passa por uma consulta de triagem no ambulatório de doenças funcionais e, havendo a confirmação da necessidade do exame, será agendado pela equipe”, esclarece a médica.
Saiba mais - O Teste Respiratório do Hidrogênio Expirado é utilizado para diagnosticar condições relacionadas ao sistema digestivo, como intolerâncias alimentares (lactose e frutose) e distúrbios intestinais, incluindo o supercrescimento bacteriano do intestino delgado. O exame não invasivo mede os níveis de hidrogênio no ar expirado antes e após a ingestão de uma substância específica, fornecendo dados importantes sobre a função digestiva.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Jacqueline Santos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh