Notícias
FORMAÇÃO
Profissionais da saúde participam de minicurso sobre comunicação difícil promovido pelo HC e Central de Transplantes
A iniciativa foi da Central de Transplantes da Secretaria Estadual de Saúde em parceria com o HC
O Hospital das Clínicas da UFPE e o Governo do Estado promoveram, nesta sexta-feira (22), um minicurso sobre formas de comunicar notícias difíceis na área da saúde. Realizada pela manhã, no Auditório do Centro de Ciências Médicas (CCM) da Universidade, a capacitação integra a Campanha Estadual de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes.
A iniciativa da Central de Transplantes da Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com o HC, teve como tema “Acolhimento familiar – Comunicação Difícil em Saúde”. A condução foi do enfermeiro da Central e coordenador da Rede de Procura de Órgãos e Tecidos, Lucas Stterphann.
Segundo o coordenador, a comunicação difícil tem um papel fundamental em momentos de dor e luto, podendo impactar diretamente a compreensão dos usuários sobre o tratamento. “Quando esses profissionais sabem comunicar, de maneira mais empática, a notícia de um diagnóstico ou da perda de um ente querido, o choque e a dor ainda existem, mas o usuário se sente mais acolhido para encarar os próximos passos após a notícia”, explicou Stterphann.
A médica intensivista e coordenadora da Equipe Hospitalar de Doação para Transplantes do HC (e-DOT), Claudia Ângela Vilela, enxerga o minicurso como uma oportunidade de ampliar uma formação que ainda não está presente na grade curricular dos cursos da área da saúde. “A grande maioria dos profissionais não tem acesso a essa estrutura de comunicação na faculdade, pois a formação muitas vezes acaba focando mais no tratamento das patologias, deixando a relação humana de lado. Precisamos acolher e tratar as pessoas, deixando de olhar apenas para a doença”, afirmou.
Campanha
A Campanha Estadual de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes promove, ao longo do mês, uma série de capacitações para reforçar a importância da doação de órgãos para quem mais precisa.
Segundo a Central de Transplantes, Pernambuco registrou, em abril, o maior número de doadores de órgãos da história em um único mês: foram 27 doadores, superando a média histórica de 16 por mês. No mesmo período, o Estado realizou 69 transplantes, sendo 23 de rins, 24 de fígado e 22 de córneas.
Sobre a HU Brasil
O HC-UFPE faz parte da HU Brasil desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a HU Brasil foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.