Notícias
CAPACITAÇÃO
HC abre inscrições para curso de facilitadores em simulação clínica voltado a preceptores e docentes externos
Curso vai proporcionar a experiência aplicada ao contexto real da educação em saúde
O Hospital das Clínicas da UFPE está com inscrições abertas até o dia 30 deste mês para o VI Curso Básico de Facilitadores em Simulação Clínica, com 10 vagas destinadas a preceptores e docentes em saúde externos à instituição. As inscrições são pagas e devem ser realizadas no formulário eletrônico no site do evento. O curso será realizado no período de 6 de abril a 1º de junho deste ano totalizando oito encontros. O HC-UFPE é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Com carga horária total de 40 horas, a formação terá seis encontros presenciais e dois a distância (EaD), incluindo momentos síncronos e assíncronos. A metodologia adotada será baseada na sala de aula invertida, aliada à vivência prática em cenários simulados, proporcionando aos participantes uma experiência aplicada ao contexto real da educação em saúde.
“Nosso objetivo é capacitar professores, preceptores e profissionais como facilitadores no ensino baseado em Simulação, ampliando a utilização dessa estratégia inovadora de ensino e fortalecendo a formação profissional nos mais diversos cenários, além de contribuir para a segurança do paciente”, destaca a chefe do Setor de Gestão do Ensino do HC, Giselle Paiva.
A programação inclui conteúdos como fundamentos da simulação clínica, princípios instrucionais, elaboração de cenários, moulage (técnica de caracterização realística), papel do ator na simulação, debriefing e aplicação da simulação na avaliação educacional. Parte das atividades ocorrerá nos Laboratórios de Simulação do HC, além de encontros virtuais por meio da plataforma Microsoft Teams.
Para aprovação e certificação, os participantes deverão cumprir frequência mínima de 75% nas atividades síncronas e elaborar um cenário de simulação aplicável ao seu ambiente de prática.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: cpis.hc-ufpe@ebserh.gov.br.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Moisés de Holanda
Coordenadoria de Comunicação Social