Notícias
APERFEIÇOAMENTO
Humap-UFMS recebe visita técnica para troca de experiências em inovação e saúde digital
Visita técnica reúne representantes do Humap-UFMS, HUPAA-UFAL, EDGE/UFAL e Sebrae-MS para troca de experiências e discussão de possibilidades de cooperação em inovação e saúde digital.
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS) da HU Brasil recebeu, nesta terça-feira (1º), representantes do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-UFAL), do Centro de Inovação EDGE da Universidade Federal de Alagoas (EDGE/UFAL) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso do Sul (Sebrae-MS). A agenda teve como objetivo promover a troca de experiências e discutir possibilidades de cooperação na área de inovação em saúde.
A visita técnica integra as ações do Programa Inovação em Movimento e contou com a participação de profissionais do Humap-UFMS envolvidos nas iniciativas de inovação, além de representantes da Governança, da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), da Gerência de Atenção à Saúde (GAS), da Divisão de Logística Hospitalar (DLIH) e do Setor da Qualidade.
Durante a manhã, as equipes participaram de um momento de compartilhamento de experiências sobre a estruturação de ambientes de inovação e projetos desenvolvidos pelo EDGE/UFAL. Os representantes apresentaram sua trajetória, metodologias de trabalho, projetos e soluções desenvolvidos em parceria com diferentes instituições.
A programação também contemplou, no período da tarde, uma visita técnica à Unidade de Planejamento de Dimensionamento de Estoque (UPDE) e a outras áreas institucionais do Humap-UFMS. A atividade possibilitou aos visitantes conhecer processos relacionados ao controle de estoque, suprimentos e abastecimento, além de observar fluxos internos e a interface entre diferentes setores do hospital.
A proposta da visita foi proporcionar uma visão integrada dos processos institucionais e favorecer a identificação de desafios, oportunidades de melhoria e possíveis frentes de atuação conjunta no âmbito da parceria em construção.
Participaram da agenda os professores Willi Tiengo e Rodrigo Paes, do EDGE/UFAL; o gerente de Ensino e Pesquisa do HUPAA-UFAL, Amauri Barros; e os representantes do Sebrae-MS Odenir Paula da Silva Jr. e Rafael Jara, além de profissionais do Humap-UFMS.
As discussões estão relacionadas ao desenvolvimento da inovação e da transformação digital em saúde, aproximando conhecimentos acadêmicos, experiências institucionais e metodologias de inovação aplicáveis aos desafios do ambiente hospitalar.
A visita técnica faz parte das ações do Programa Inovação em Movimento e representa uma etapa de aproximação entre as instituições para o intercâmbio de experiências e a discussão de possibilidades de cooperação na área de inovação em saúde.
Os registros podem ser acessados aqui: https://ebserhnet-my.sharepoint.com/:f:/g/personal/everson_costa_ebserh_gov_br/IgBzwzEW_Y3eRa_lp1F9Wy0MAe3_yXpcKzRzrbWO9JVN7uo?e=Q2HrXs
Sobre a HU Brasil
O Humap-UFMS integra a HU Brasil desde dezembro de 2013. Criada por meio da Lei nº 12.550/2011 e vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a estatal nasceu tendo como nome oficial Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). É responsável pela administração de 47 hospitais universitários federais em 25 unidades da federação.