Notícias
DIA DOS PROFESSORES
Gerações do Cuidado homenageia professores e lideranças acadêmicas no Humap-UFMS
Um dos momentos centrais da cerimônia foi a homenagem a pessoas cujas trajetórias representam a continuidade do ensino e da aprendizagem.
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), filiado à HU Brasil, realizou nesta quinta-feira (15) a cerimônia “Gerações do Cuidado — Dia dos Professores e da Educação na Saúde”, em homenagem a pessoas que contribuem para a formação de profissionais, o desenvolvimento de pesquisas e a qualificação do cuidado oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa integra uma mobilização nacional da HU Brasil, rede de 47 hospitais universitários federais, em parceria com os ministérios da Educação e da Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e as universidades federais às quais os hospitais estão vinculados.
No Humap-UFMS, a programação contou com o Minuto das Gerações, manifestações das lideranças institucionais, apresentação sobre a relação entre ensino e assistência nos hospitais universitários e homenagens que destacaram a continuidade do conhecimento entre diferentes gerações de profissionais.
Participaram da cerimônia a superintendente do Humap-UFMS, dra. Andrea Lindenberg; representantes das gerências do hospital; e Flávia Ellen Passos Linhares, técnica da Coordenadoria-Geral de Residências em Saúde e representante do Ministério da Saúde. Também foram homenageados a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Camila Ítavo, e o vice-reitor, Albert Schiaveto.
Histórias que conectam gerações
Um dos momentos centrais da cerimônia foi a homenagem a pessoas cujas trajetórias representam a continuidade do ensino e da aprendizagem. A programação destacou a relação entre professores e profissionais que, ao longo da vida acadêmica e profissional, compartilham experiências, orientam estudantes e contribuem para a formação de novas gerações.
Entre os homenageados estavam o professor Cláudio César da Silva, diretor da Escola de Administração e Negócios (ESAN), e a professora Maria de Fátima Meinberg, além das doutoras Rosângela Rigo e Marta Driemeier.
As homenagens simbolizaram diferentes trajetórias de formação e a importância dos vínculos construídos por meio do ensino, da orientação e da prática profissional. As histórias representadas na cerimônia lembraram que o conhecimento compartilhado durante a formação continua presente ao longo da vida, inclusive quando professores e antigos alunos passam a dividir experiências e responsabilidades no ambiente de trabalho.
A proposta Gerações do Cuidado valoriza justamente esses encontros: as pessoas que abriram caminhos, aquelas que seguem aprendendo e os profissionais que darão continuidade à construção do conhecimento na saúde.
Formação que acontece todos os dias
Durante a cerimônia, a superintendente do Humap-UFMS, dra. Andrea Lindenberg, destacou que o aprendizado não termina com a conclusão de um curso ou a saída da universidade. Ele continua no cotidiano profissional, nas experiências compartilhadas e nas relações entre pessoas que ensinam e aprendem.
“Ensinar vai muito além de explicar um conteúdo ou mostrar como fazer um procedimento. É ter paciência, orientar, ouvir, incentivar e, principalmente, dar o exemplo”, ressaltou a superintendente.
Andrea também chamou a atenção para o significado das relações entre professores e alunos que, com o passar do tempo, constroem suas carreiras e passam a compartilhar o mesmo ambiente profissional. Para ela, essas trajetórias mostram que ninguém constrói uma história sozinho e que a formação em saúde exige, além do conhecimento técnico, responsabilidade, ética, respeito e humanidade.
A superintendente agradeceu aos professores, preceptores, tutores, supervisores, mentores e demais profissionais envolvidos na formação, além de incentivar estudantes e residentes a aproveitarem cada oportunidade de aprendizado.
Educação em saúde em números
Como hospital universitário vinculado à UFMS, o Humap-UFMS integra assistência, ensino e pesquisa, oferecendo oportunidades de formação para estudantes de cursos técnicos e de graduação, além de profissionais que participam de programas de residência.
Em 2026, o hospital conta com 21 programas de residência médica e cinco programas de residência multiprofissional e uniprofissional, que reúnem 236 residentes.
A instituição também recebe, em média, 505 estudantes de graduação e cursos técnicos por mês. Essa formação é acompanhada por uma rede de 487 preceptores, tutores, supervisores e mentores, que compartilham conhecimentos e experiências e contribuem para o desenvolvimento de competências essenciais à atuação profissional.
Esses números representam uma rede de pessoas envolvidas na preparação de profissionais para os desafios da saúde. No ambiente hospitalar, o aprendizado acontece tanto nas atividades acadêmicas quanto na prática cotidiana, aproximando o conhecimento científico das necessidades dos pacientes e da população atendida pelo SUS.
A cerimônia Gerações do Cuidado destacou a importância dessa construção coletiva e da transmissão de conhecimentos entre diferentes gerações. Ao valorizar professores, profissionais e estudantes, o Humap-UFMS evidencia o papel do ensino na formação de pessoas preparadas para cuidar e contribuir para o desenvolvimento da saúde pública.
Acesse os registros: https://drive.google.com/drive/folders/1w8mYW3Mo_MPx8DidcR1LvrRVjro9UKqk?usp=sharing
Sobre a HU Brasil
O Humap-UFMS integra a HU Brasil desde 2013. Criada por meio da Lei nº 12.550/2011 e vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a estatal nasceu tendo como nome oficial Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). É responsável pela administração de 47 hospitais universitários federais em 25 unidades da federação.