Notícias
DEDICAÇÃO E CUIDADO
Qual o papel da Enfermagem na saúde planetária?
A Semana da Enfermagem promove reflexões sobre a importância da profissão para a saúde planetária
Brasília (DF) – A Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), celebrada de 12 a 20 de maio, visa promover debates sobre temas relevantes para a profissão. Neste ano, a 86ª edição da SBEn tem como tema “Saúde planetária: desafios e a atuação crítica da Enfermagem”. A iniciativa busca conectar a saúde humana com a saúde dos ecossistemas, diante dos impactos das mudanças climáticas e da degradação ambiental.
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra 45 Hospitais Universitários Federais, possui aproximadamente 2/3 de sua força de trabalho na área assistência, com grande importância para a Enfermagem, cujos enfermeiros, técnicos, auxiliares, docentes e acadêmicos de Enfermagem contribuem diariamente para a consolidação de um Sistema Único de Saúde (SUS) mais sólido, democrático, eficiente e justo. Alinhados à 86ª SBEn, esses profissionais participarão de eventos para compartilhar reflexões sobre os três eixos temáticos e as questões problematizadoras propostas pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), organizadora da SBEn.
A Semana da Enfermagem ocorre em maio para celebrar duas datas importantes: o Dia Internacional do Enfermeiro (12 de maio), aniversário de Florence Nightingale, pioneira da Enfermagem moderna, e o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem (20 de maio), que homenageia Ana Néri, enfermeira brasileira que se voluntariou para cuidar dos soldados na Guerra do Paraguai. Ambas representam histórias de cuidado, dedicação e coragem.
Profissionalismo e sustentabilidade

- A Semana da Enfermagem promove reflexões sobre a importância da profissão para a saúde planetária
Enfermeira há 15 anos, Ellen Souza Ribeiro, atua no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS) como presidente da Comissão de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. Segundo ela, “a Enfermagem desempenha um papel essencial também na promoção da saúde global e na preservação do meio ambiente”. Para a enfermeira, em um cenário de mudanças climáticas e crises ambientais, a atuação da categoria se torna ainda mais necessária.
Ellen destacou que os profissionais da Enfermagem estão na linha de frente do cuidado em saúde, especialmente em comunidades vulneráveis. “Eles têm a sensibilidade de identificar problemas de saúde relacionados ao ambiente” e são capazes de “implementar estratégias preventivas e educativas”. Entre as ações destacadas por Ellen estão a redução do uso de materiais descartáveis, a separação correta de resíduos recicláveis e o uso consciente de energia e água. Como exemplo de prática institucional, citou o “Programa Resíduo 5 Estrelas”, desenvolvido no Humap-UFMS. A iniciativa monitora o descarte de resíduos hospitalares e promove orientações às equipes. “Quando são verificadas inconsistências no descarte, o setor perde uma estrela”, explicou. Ao final do mês, o setor com melhor desempenho recebe reconhecimento.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh