Notícias
SOLIDARIEDADE
Novos critérios para doação de sangue podem ampliar número de doadores aptos
Prazo de espera para quem fez tatuagem ou piercing será reduzido para sete dias (Imagem ilustrativa: Magnific).
Petrolina (PE) – A partir de 30 de setembro, passa a valer em todo o país uma nova portaria do Ministério da Saúde (GM/MS nº 11.685, de julho de 2026), com novos critérios para doação de sangue. O objetivo é ampliar o número de doadores aptos, sem afetar a qualidade e a segurança dos processos de coleta. Nathália Coelho, enfermeira da Unidade de Hemoterapia do Hospital Universitário da Universidade do Vale do São Francisco (HU-Univasf/HU Brasil), fala sobre essas modificações e a expectativa de impacto no hospital.
Entre as mudanças estão os novos prazos para doação após a realização de micropigmentação, tatuagem ou piercing. A pessoa não precisa mais aguardar de seis a 12 meses para doar sangue. Os novos critérios estabelecem prazo de sete dias, desde que o local do procedimento tenha licença da vigilância sanitária. “Teremos maior possibilidade de doação devido a essa diminuição considerável dos tempos de inaptidão. A expectativa é que consigamos ter um maior incremento no número de doações, o que afeta positivamente nossa assistência hospitalar”, destaca Nathália.
Outro ponto a considerar diz respeito ao limite de idade para doadores regulares, que podem seguir doando sangue após os 70 anos de idade. “Isso é importante, pois nossa população está envelhecendo mais e melhor”, acrescenta a especialista.
Nathália Coelho reforça que a doação de sangue no Brasil é uma opção de cada pessoa, baseada na solidariedade, e que a atualização da normativa deverá mobilizar mais pessoas para se tornarem doadoras. “Apesar dos avanços da ciência, não existe nenhum produto industrial que possa substituir o sangue. Isso reforça a necessidade de conscientização, pois doar sangue é um ato que pode ajudar alguém em um tratamento e determinar seu bem-estar ou, melhor, sua vida”, finaliza a especialista.
Por Manuela Pereira, com edição de George Miranda
Unidade de Imprensa Regional Nordeste e Norte (UIRNN)
Gerência Executiva de Comunicação Social (GECS) da HU Brasil