Notícias
PNEUMOLOGIA
Hospital das Clínicas da UFPE contará com novo programa de Residência Médica
Recife (PE) - O Hospital das Clinicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), contará com mais um programa de residência médica, o 42º a funcionar na unidade. A Comissão Estadual de Residência Médica de Pernambuco credenciou o Programa em Pneumologia da UFPE, que oferecerá vagas já na próxima seleção unificada, com edital previsto para este mês de outubro.
Para o chefe do Serviço de Pneumologia do HC-UFPE e supervisor do novo programa, Ângelo Rizzo, o credenciamento é a “coroação” da reestruturação do Serviço, iniciada em dezembro de 2013, com a adesão do hospital à Ebserh, o que permitiu a contratação, por meio de concurso público, de cinco pneumologistas e três cirurgiões de tórax, além de investimentos em equipamentos que trouxeram melhoras à assistência prestada pelo hospital. “É uma oportunidade de ouro para os residentes que crescerão com a formação obtida, além dos especialistas contribuírem com a qualidade da prestação de um bom serviço aos pacientes”, avalia.
O curso terá duração de dois anos e terá como pré-requisito para ingresso, a conclusão do Programa de Clínica Médica. Serão quatro vagas oferecidas pelo Programa de Residência Médica em Pneumologia: duas para R1 (residentes do primeiro ano) e duas para R2 (residentes do segundo ano). Há 239 médicos residentes nos programas de residência médica sediados no HC-UFPE.
Sobre a Ebserh
Desde dezembro de 2013, o HC-UFPE é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Com informações do HC-UFPE