Legado

Seleção brasileira de futsal treina na Arena Carioca 2, no Parque Olímpico no Rio de Janeiro

Espaços geridos pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Arena Carioca 1 e Velódromo receberão competições de jiu-jistsu no fim de semana

Publicado em 13/08/2021 20:36Modificado em 31/10/2022 12:03
Compartilhe:
13_08_selecao_futsal_cbf.jpg
Foto: CBF

Palco de múltiplas competições nos Jogos do Rio 2016, o Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, segue sua vocação. Nesta sexta-feira (13.08), a Arena Carioca 2, espaço administrado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, recebeu os craques da seleção brasileira de futsal. A equipe se prepara para a Copa do Mundo que será disputada entre 12 de setembro e 3 de outubro, na Lituânia.

A seleção vai treinar no Parque Olímpico até o dia 25 de agosto. “Vamos ter a estrutura do Parque Olímpico, que também é muito boa”, elogiou o técnico Marquinhos Xavier, antes de chegar à capital fluminense, no período de preparação física que a equipe teve na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). “A gente está contente por ter aproveitado, desfrutado ao máximo desse período aqui, mas muito feliz também de poder iniciar de fato a nossa preparação técnica, dentro da quadra, onde a gente está habituado a trabalhar. Tenho convicção que essa experiência aqui somada a experiência no Rio vai agregar muito”, acrescentou.

No dia 28 de agosto, a delegação embarca para a Polônia para realizar quatro amistosos. O Brasil enfrenta os donos da casa duas vezes, nos dias 2 e 4 de setembro, e encara a Sérvia também em duas oportunidades, nos dias 6 e 8. No dia seguinte, a delegação segue para a Lituânia.

Tatame

No sábado (14.08), a Arena Carioca 1 receberá o Campeonato Nacional de Equipes promovido pela Federação de Jiu-Jitsu Desportivo do Rio de Janeiro(FJJD-Rio). No domingo (15.08), a entidade também usará a arena para promover o Estadual Rio de Novatos.  

O presidente da FJJD-Rio, Rogério Gavazza, comentou que o número de atletas e equipes inscritas superou as expectativas. “Estamos felizes e animados. O Estadual Rio Novatos, antes mesmo da realização, já podemos classificar como sucesso pela aceitação e engajamento das equipes”, disse o dirigente, que em seguida elogiou a administração dos espaços.

“Gostaria aqui de parabenizar a nova gestão das arenas olímpicas, sob os cuidados da Secretaria Especial do Esporte, que é comandada pelo secretário Marcelo Reis Magalhães. Iniciou o trabalho mostrando apoio ao esporte com a liberação das arenas”, completou Rogério Gavazza. 

Ainda no sábado (14.08), o Velódromo será a casa do Campeonato Carlson Gracie 2021, torneio estadual promovido pela Federação de Jiu-Jitsu do Estado do Rio de Janeiro (FJJRio).

Rumo á Tóquio

O Velódromo do Parque Olímpico foi a casa da seleção brasileira de paraciclismo que representará o país nos Jogos de Tóquio 2021. A equipe com cinco atletas finalizou a preparação para as Paralimpíadas no mesmo local que foi palco das provas dos Jogos Rio 2016. Os atletas que competirão em provas de Pista e Estrada seguem concentrados até o dia 16 de agosto no Rio de Janeiro, quando embarcam para o Japão.

“O grupo inteiro está muito focado, os atletas estão se dedicando muito e agora é fazer os últimos ajustes antes do início dos Jogos Paralímpicos", comentou Edilson Rocha "Tubiba", coordenador do Paraciclismo na CBC e Chefe de Missão em Tóquio.

A lista de convocados do ciclismo para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 tem o atual campeão mundial de paraciclismo de estrada Lauro Chaman, que estará acompanhado pelos atletas Carlos Soares e André Grizante, nas provas masculinas, enquanto Ana Raquel e Jady Malavazzi serão as representantes no feminino.

A delegação é composta pelos técnicos Armando Camargo, Cláudio Civatti e Cláudio Diegues, pelo mecânico Adilson Oliveira, pelo Coordenador Romolo Lazzaretti e por Edilson Rocha "Tubiba", que será o Chefe de Equipe.

O Paraciclismo brasileiro estreia em Tóquio no dia 25 de agosto, nas disputas das provas de Pista, que acontecem até o dia 28 no Velódromo de Izu. As provas de estrada serão disputadas entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro.

Os eventos no Parque Olímpico seguem as medidas sanitárias para conter o avanço do novo coronavírus, como restrição de acesso aos corredores, utilização de máscara e disponibilização de higienizadores. O cronograma de limpeza também ficou mais rigoroso: áreas comuns, banheiros, maçanetas, corrimões e superfícies devem ser desinfetados regularmente.

Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania, com informações da Confederação Brasileira de Futebol e da Confederação Brasileira de Ciclismo

Compartilhe: