Lei de Incentivo ao Esporte

Ministério do Esporte destaca avanços da Lei de Incentivo em cerimônia no Congresso

Pasta participou da entrega da Comenda Incentivadores do Esporte, concedida pela Comissão do Esporte a instituições que investem no esporte brasileiro

Publicado em 01/07/2025 17:59
Compartilhe:

O Ministério do Esporte reafirmou, nesta terça-feira (1º), o compromisso com a valorização e o aprimoramento da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) durante cerimônia solene realizada no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. O evento marcou a entrega da Comenda Incentivadores do Esporte, que homenageou dez empresas pelo apoio a projetos esportivos que promovem inclusão, cidadania e transformação social em todo o país.

 Representando o ministro André Fufuca, o secretário-executivo da pasta, Diego Galdino, destacou que o governo federal está empenhado em tornar a LIE mais eficiente e perene. “Estamos reestruturando a Diretoria de Incentivo para dar mais agilidade e condições de trabalho. Os números mostram que o interesse das empresas está crescendo e precisamos acompanhar essa demanda”, afirmou.

Ele também fez um apelo ao parlamento. “Nossa prioridade é continuar avançando na desburocratização da LIE, mas contamos com os deputados para torná-la atemporal. Os nossos recursos somados com os oriundos da Lei de Incentivo é o que faz o esporte do país evoluir a cada dia”.

A diretora de Programas e Políticas de Incentivo ao Esporte, Carolina Gomes, reforçou o papel social da política pública. “Hoje não estamos apenas reconhecendo patrocinadores. Estamos valorizando aqueles que acreditam no esporte como ferramenta de transformação social. Cada real investido é uma semente plantada em quadras, campos, pistas e corações”, disse.

Segundo Carolina, os projetos incentivados pela LIE já beneficiaram mais de um milhão de pessoas, entre crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência. “O esporte social é mais do que medalhas. É saúde, disciplina, educação e cidadania. As empresas homenageadas hoje escrevem, junto conosco, uma nova narrativa para o esporte brasileiro, mais inclusiva, mais justa, mais humana”, completou. O secretário nacional do Paradesporto, Fábio Araújo também esteve presente na cerimônia.

A presidente da Comissão do Esporte da Câmara, deputada Laura Carneiro, também defendeu a ampliação da Lei. “Sem a Lei de Incentivo ao Esporte, milhares de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade talvez nunca tivessem uma chance de transformar suas realidades. É uma política que salva, educa e dá dignidade”, destacou.

Lei de Incentivo

A Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) também segue como pilar importante das políticas esportivas do Brasil. Em 2024, mais de 6.600 projetos foram apresentados, mobilizando R$ 1 bilhão em patrocínios e doações e impactando mais de 2 milhões de pessoas. Do total de 2.072 projetos executados em 2024, foram contemplados 3.785 núcleos com pelo menos uma atividade de projetos incentivados pela LIE.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Categorias
Cultura, Artes, História e Esportes
Compartilhe: