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Orientações sobre a submissão para anuência e execução dos projetos de pesquisa no HU-UFSCar

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Publicado em 10/09/2021 14h31 Atualizado em 20/10/2025 11h28

 Prezado pesquisador,

Para o desenvolvimento de qualquer parte do projeto de pesquisa no HU-UFSCar é necessário que ele seja cadastrado no Sistema Rede Pesquisa para que seja analisada a sua viabilidade de execução.

O Sistema Rede Pesquisa é uma ferramenta de gestão dos estudos desenvolvidos no âmbito dos Hospitais Universitários Federais, que compõem a Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). 

Após essa análise será gerada uma carta de anuência que deverá ser anexada na plataforma Brasil para apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos, quando cabível.

 A seguir o passo a passo para SUBMISSÃO do projeto de pesquisa:

 1. Credenciamento do pesquisador no Sistema Rede Pesquisa - cadastro no ORCID

1.1 Para conseguir realizar o credenciamento no sistema Rede Pesquisa, o pesquisador deverá ter cadastro no ORCID (Open Researcher and Contribuitor ID). Esse cadastro pode ser realizado pelo site http://orcid.org/. Receberá então um código alfa numérico com 16 algarismos que será a sua identidade de pesquisador.

1.2 O pesquisador deverá acessar o sistema Rede Pesquisa por meio do site http://sig.ebserh.gov.br/redepesquisa/ (link disponível também em nossa página "Sistema Rede Pesquisa", onde consta o manual com todas as orientações necessárias).

1.3 Deverá clicar em “Entrar no gov.br”, se não tiver uma conta "gov.br", pode realizar o cadastro.

1.4 Primeiramente deverá selecionar o hospital onde será realizada a pesquisa (Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos – HU-UFSCar) e depois disso realizar o preenchimento de todos os campos para o credenciamento do pesquisador.

1.5 O Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde (SGPITS) irá autorizar o credenciamento do pesquisador.

Atenção! Toda a equipe do projeto deve solicitar o credenciamento no sistema.

Se a pesquisa envolver outros hospitais da Rede Ebserh, o pesquisador responsável precisará solicitar credenciamento e cadastrar o projeto em cada um deles.

O credenciamento em cada hospital é necessário apenas uma vez.

 2. Cadastro do Projeto no Sistema Rede Pesquisa

 2.1 Após a autorização do credenciamento estará liberada a aba dentro do Sistema Rede Pesquisa para o cadastramento do projeto de pesquisa.

2.2 O pesquisador responsável (docente ou aluno de pós graduação) deve fazer o cadastramento do projeto no sistema. Incluir o nome de toda a equipe de pesquisadores vinculados ao projeto. 

2.3. Estudante de graduação NÃO pode ser o responsável pelo cadastro do projeto no Sistema Rede Pesquisa.

2.4 Na aba “Orientação para elaboração do projeto de pesquisa” há um modelo de projeto com planilha orçamentária e cronograma, que pode ser utilizado. 

2.5 Será necessário anexar os seguintes documentos no formato pdf: cronograma, planilha orçamentária, projeto na íntegra, termo de consentimento livre e esclarecido.  

2.6 Podem ser solicitados ajustes, se necessário.

2.7 Os projetos serão então avaliados internamente sobre a viabilidade de execução no HU-UFSCar. 

 3. Preenchimento do FORMS de Submissão

3.1 Além do cadastro na plataforma Rede Pesquisa o pesquisador deve preencher um formulário eletrônico disponível no seguinte endereço: https://forms.office.com/r/EWNdifghL2

3.2 Esse preenchimento é imprescindível para a análise interna do projeto. Importante ter em mãos, o número do registro do projeto no Rede Pesquisa.

As perguntas contidas nesse questionário são sobre as informações específicas relativas ao HU-UFSCar para execução da pesquisa.

 4. Prazos

4.1 O SGPITS terá até três dias úteis para conferência da documentação, caso sejam necessárias adequações será solicitado ao pesquisador as referidas inclusões/correções.

4.2 Após as correções, quando necessárias, a avaliação da proposta do estudo poderá levar até 10 dias úteis.  

  5. Carta de anuência

5.1 O projeto sendo aprovado no HU-UFSCar será enviado por e-mail aos pesquisadores uma carta de anuência que deverá ser anexada na Plataforma Brasil para solicitação de apreciação do Comitê de ética para projetos com seres humanos.

 Observação: Em nossa página "Normas SGPITS" há um documento disponível sobre as "Normas de Submissão e Autorização das Pesquisas no HU-UFSCar".

 PARA INÍCIO DAS PESQUISAS NO HU-UFSCar

1. Integração

1.1 Após o projeto ser aprovado no HU-UFSCar os pesquisadores envolvidos receberão um e-mail com dados de acesso para realizar a integração na plataforma Moodle. Serão disponibilizadas videoaulas sobre a instituição, segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde (NR32), do paciente, controle de infecção e conceitos básicos sobre Boas Práticas em Pesquisa Clínica.

1.2 Trata-se de um curso obrigatório na modalidade EAD, que tem a duração de aproximadamente quatro horas, e poderá ser realizado de acordo com a disponibilidade dos pesquisadores.

 2. Aprovação do comitê de ética

2.1 Quando cabível, o pesquisar deverá encaminhar via Rede Pesquisa a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos. O passo a passo de como inserir o parecer  no sistema está descrito em “Informações Úteis ao Pesquisador”

2.2 O pesquisador poderá também entrar em contato com o Setor de Gestão de Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde solicitando o início da coleta de dados no HU-UFSCar.

 3. Reunião e assinatura do Termo de Compromisso

3.1 Antes do início da coleta de dados será agendada uma reunião entre os pesquisadores e a chefia do setor ou unidade onde será desenvolvida a pesquisa para alinhamento das atividades.

3.2 O pesquisador responsável e os alunos envolvidos no projeto deverão assinar o “Termo de Compromisso e de Responsabilidades para o desenvolvimento de projetos de pesquisa no Hospital Universitário da UFSCar”.

 4. Acompanhamento e monitoramento da pesquisa

4.1 O SGPITS irá fazer o acompanhamento das pesquisas em andamento.

4.2 Essa monitorização ocorrerá a cada seis meses ( a depender do tempo da pesquisa) a fim de identificar problemas na coleta de dados, mudanças de equipe e os produtos gerados, além de uma pesquisa de satisfação.   

4.3 O pesquisador tem o compromisso de acessar e registrar periodicamente no Rede Pesquisa sobre:

a)    O andamento do estudo – informando sobre o andamento em si, atualizações de equipe e alterações no protocolo (emenda) ou avanços importantes, incluindo a conclusão e possível cancelamento do estudo.

b)    Os produtos científicos gerados (artigos publicados, apresentações em eventos científicos e outros produtos científicos). 

O passo a passo de como fazer isso está descrito aqui no site em “Informações Úteis ao Pesquisador”.

Observação: qualquer mudança no protocolo o Setor de Gestão da Pesquisa deve ser avisado por e-mail para verificar a viabilidade e para anuência, antes de solicitar a emenda no CEP.

5. Divulgação dos projetos em andamento e das produções científicas geradas

5.1 Os projetos que estão em andamento são divulgados aqui no site em “Projetos em andamento”, desde que haja permissão do pesquisador.

5.2 Os produtos científicos gerados também são divulgados no site em “Produções Científicas”.

Em todas as produções científicas resultantes do projeto de pesquisa desenvolvido deve constar uma agradecimento ao HU-UFSCar e a EBSERH da seguinte forma:

Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos-SP (HU-UFSCar), Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

University Hospital of Federal University of São Carlos - SP-Brazil (HU-UFSCar) Brazilian Company of Hospital Services (EBSERH).

Hospital Universitário de la Universidad Federal de São Carlos - SP (HU-UFSCar), Empresa Brasileña de Servicios Hospitalarios (EBSERH).

Com todas as etapas concluídas você está apto a realizar a pesquisa no HU-UFSCar.

A equipe GEP se coloca à disposição para os esclarecimentos e deseja a você pesquisador um bom trabalho!

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      • Demonstrações Financeiras
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      • Contratos
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      • Licitações
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      • Informações sobre Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
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    • Relatório Integrado
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      • Conselho de Administração
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      • Quadro de Pessoal e Remuneração
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    • Informações de interesse coletivo ou geral por elas produzidas ou custodiadas
    • Rol anual de informações desclassificadas e documentos classificados
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      • Responsáveis pela Prestação de Contas 2020
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      • Sobre a Transparência
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