Notícias
Janeiro Branco no HU-UFSCar reforçou a importância do cuidado com a saúde mental no ambiente de trabalho
Durante o mês de janeiro, o Hospital Universitário da UFSCar (HU-UFSCar), vinculado à Rede Ebserh, realizou uma série de ações em alusão ao Janeiro Branco, campanha nacional de conscientização sobre a importância da saúde mental e emocional.
A programação foi pensada especialmente para os trabalhadores do hospital, reforçando o compromisso institucional com o cuidado de quem cuida e com a promoção de um ambiente de trabalho mais saudável, seguro e humanizado.
“Esse foi o primeiro Janeiro Branco Aqui no HU-UFSCar. Tivemos um bom público participando das atividades. Acreditamos que as parcerias que firmamos foram fundamentais para o evento. Para ministrar as palestras, conseguimos a participação de profissionais da psicologia de outros hospitais da rede. Alem disso, tivemos uma boa campanha interna de comunicação Social. Também contamos com a colaboração das profissionais do programa de residência multiprofissional em saúde mental, que auxiliaram com atividades e panfletagem” avalia o psicólogo organizacional, Henrique do Nascimento Ricardo.

Entre os dias 9, 13 e 16 de janeiro, equipes de residentes em Saúde Mental realizaram dinâmicas de panfletagem e acolhimento em diferentes áreas do HU, promovendo diálogo direto com os profissionais. A ação incluiu a divulgação do Guia de Prevenção e Enfrentamento de Todas as Formas de Assédio e Discriminação e do Programa Acolhe Ebserh, iniciativa que oferece escuta qualificada e apoio aos trabalhadores sempre que necessário, sem a exigência de agravamento do sofrimento emocional.
Além das ações itinerantes, o mês contou com três palestras educativas, abordando temas centrais para o bem-estar no ambiente de trabalho:
- “Saúde Mental no Trabalho – Práticas Possíveis e Gerenciáveis”, ministrada por Rafael Campos Oliveira Jordão, do HC-UFTM, que trouxe reflexões sobre estratégias práticas de cuidado emocional no cotidiano profissional;
- “Em meio ao temporal: Primeiros Socorros Psicológicos entre colegas durante eventos estressantes”, conduzida por Henrique do Nascimento Ricardo, do HU-UFSCar, com foco no apoio entre pares em situações de crise;
- “Assédio Moral e Saúde do Trabalhador: orientações da Ouvidoria”, com Gerusa Menezes de Carvalho, do HUGV-Ufam, e Lais Madalena de Paula Souza, da Ouvidoria do HU-UFSCar, reforçando a importância da informação, da prevenção e dos canais institucionais de escuta e encaminhamento.
“Na palestra sobre o impacto na saúde mental após eventos estressantes, foram apresentados os primeiros socorros psicológicos como uma forma dos empregados acolherem e apoiarem seus pares em momentos difíceis”, destaca Henrique.
As ações do Janeiro Branco no HU-UFSCar reafirmam que a saúde mental é uma prioridade contínua e fazem parte de um esforço permanente para fortalecer vínculos, promover respeito e garantir um ambiente de trabalho mais humano, ético e acolhedor.
“Para os próximos, queremos continuar abordando temas que são significativos para os empregados. Diferentes avaliações têm sido feitas na instituição para identificar o que melhorar em relação aos riscos psicossociais no trabalho. O janeiro branco é um movimento crescente e a perspectiva para o futuro é positiva”, conclui o psicólogo organizacional.