Notícias
INAUGURAÇÃO
HC-UFU/Ebserh inaugura nova Unidade de Queimados
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), inaugurou no dia 04 de novembro, às 10h, a nova estrutura da Unidade de Queimados do hospital.
O HC-UFU é credenciado como Centro de Referência em Assistência a Queimados de média e alta complexidade pelo Ministério da Saúde e como Centro de Tratamento de Queimados Porte III pela Resolução SES/MG nº 9.405, de 26 de março de 2024, em âmbito estadual, para a Região Triângulo do Norte, Triângulo Sul e parte da macrorregião Noroeste de Minas Gerais.
Em 2024, a Unidade de Queimados do HC-UFU atendeu a mais de 100 pacientes, de acordo com os dados da Unidade de Gestão da Informação Assistencial do HC-UFU e até outubro deste ano, foram 86. A nova estrutura contou com recursos de resolução do Estado, do Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério Público Federal (MPF).
“A nova estrutura proporcionará melhorias nos fluxos e processos de trabalho, garantindo um ambiente mais acolhedor para pacientes, familiares, colaboradores, residentes e alunos”, lembrou a Gerente de Atenção à Saúde do HC-UFU, Aglai Arantes.
“A nova Unidade foi projetada segundo os critérios ideais estabelecidos para Centros de Tratamento de Queimaduras. Os pacientes agora terão mais conforto, leitos com climatização, local específico de balneoterapia e otimização do tratamento com câmara de oxigenioterapia hiperbárica”, salientou Adriana Santa Cecilia Borges, médica Cirurgiã Plástica da Unidade de Queimados do HC-UFU.
Durante o evento de inauguração, diversos profissionais e autoridades marcaram presença. O reitor da Universidade Federal de Uberlândia, Carlos Henrique de Carvalho, ressaltou a importância da unidade para a cidade e região. “Temos que valorizar o hospital pois ele produz ciência e dá dignidade a muitos pacientes através do Sistema Único de Saúde (SUS)".
Panorama nacional
De 2015 a 2020, considerando a população atendida em unidades hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS), as queimaduras acidentais foram mais frequentes em indivíduos de 20 a 39 anos (40,7%); sexo masculino (57%); acidentes com ocorrências domiciliares (67,7%); queimaduras resultantes, principalmente, do manuseio de substâncias quentes (52%).
Das queimaduras domésticas, a maioria foi em jovens menores de 15 anos (92%) e em idosos (84,4%), bem como em mulheres (81,6%), resultantes, em sua maioria, do manuseio de substâncias quentes, segundo dados do Boletim Epidemiológico volume 53, nº47, elaborado pelo Ministério da Saúde, com colaboração da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) e outras entidades.
Rede Ebserh
O HC-UFU faz parte da Rede Ebserh desde maio de 2018. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Pollyana Freitas e Maria Carolina Frigo Maschio
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh