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      • Legislação e Normas de Descentralização de Crédito
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      • Sobre
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      • Quadro de Execução de Despesas, por Unidade Orçamentária
      • Despesas com Diárias e Passagens
      • Notas Fiscais Eletrônicas
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      • Política de Dividendos
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      • Painel de Informações sobre Emendas Parlamentares
      • Demonstrações Financeiras
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Perguntas Frequentes

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Publicado em 07/12/2020 17h33 Atualizado em 12/08/2024 15h32
    • Quais os horários de visitas do Hospital de Clinicas da UFU?

      Informações importantes:

      - Cada paciente internado pode receber uma visita por horário, nos horários disponibilizados pelo Hospital;

      - O acesso dos visitantes, tanto na entrada, quanto na saída, será realizado pela portaria principal do HC-UFU;

      - Para realizar a visita, são obrigatórios o porte e a apresentação de documento de identificação com foto;

      - É obrigatório o uso de máscara (cobrindo boca e nariz) durante toda a sua permanência no HC-UFU, inclusive dentro dos quartos e dos corredores;

      - Não será permitida a entrada de visitantes com sintomas gripais, ou com diagnóstico de Covid-19, ou que tiveram contato com pessoas com diagnóstico desta doença nos 14 dias anteriores à visita. Além disso, quando o paciente estiver em qualquer tipo de precaução ou isolamento, as visitas serão proibidas;

      - Para mais informações sobre as condições de visita, condutas de visitantes e demais informações importantes, acesse o Boletim 146, de 16 de março de 2022 e confira a Portaria nº 110.

      Confira abaixo o quadro com os horários de visita:

      UNIDADE

      CLÍNICA

      LEITO

      HORÁRIO

      PRONTO SOCORRO ADULTO

      Cardiologia

      800A até 800L

      14h às 15h e

      19h às 20h

      Neurologia (AVC)

      801A até 801J

      Curta permanência

      802A até 802Z

      Curta permanência-isolados

      803A e 804A

      Sala do Trauma

      805A e 805D

      Sala Vermelha

      806A a 806D

      Sala Amarela

      807A a 807L

      Ginecologia e Obstetrícia

      300 ao 303D

      14h às 15h

      PRONTO SOCORRO PEDIÁTRICO

      Pediatria

      800  ao  802

      14h às 15h

      19h às 20h

      UTI ADULTO

      Coronariana

      500  ao  507

      15h às 16h

      UTI I

      600  ao  608

      15h às 16h

      UTI II

      609  ao  617

      15h às 16h

      UTI III

      660  ao  671

      15h às 16h

      UTI NEONATAL

      Canguru

      333  ao  333F

      16h às 17h

      UTI NEONATAL

      Convencional

      Tipo II e Tipo III

      380  ao 381

      15h às 16h

      UTI PEDIÁTRICA

      Tipo III

      510  ao  517

      Sábado e Domingo

      15h às 16h

      UNIDADE

      LEITO

      HORÁRIO

      QUEIMADOS

      700  ao 703

      15h às 16h

      SAÚDE MENTAL

      001  ao  008

      14h às 15h e 

      19h às 20h

      CIRÚRGICA I

      200  ao  222

      14h às 16h e

      18h às 20h

      CLÍNICA CIRÚRGICA II A

      858A a 878B

      CLÍNICA CIRÚRGICA II B

      879A a 891A

      CLINICA MÉDICA A

      820A a 840B

      CLÍNICA MÉDICA B

      841A a 857B

      OBSTETRÍCIA /

      ALOJ. CONJUNTO/ ALTO RISCO

      250  ao  302

      ONCOLOGIA CLÍNICA

      100  ao  116

      PEDIATRIA

      150  ao  166

      TRANSPLANTE RENAL

      450  ao  527

      INFECTOLOGIA COVID

      520  ao  527

    • Quais os horários de Trocas de acompanhantes do Hospital de Clinicas?

      As trocas de acompanhante podem ser realizadas nos seguintes horários: 6h30 às 8h e 20h30 às 21h30.

      Observação: é necessária a apresentação de documento de identificação com foto.

    • Quero visitar um amigo ou familiar. Quais são as orientações?

      Você deverá chegar na portaria principal do hospital (Av. Pará, 1720) e fazer seu cadastro como visitante. São obrigatórios o porte e a apresentação de documento de identificação com foto.

      Importante: não será permitida a entrada de visitantes com sintomas gripais. Além disso, quando o paciente estiver em qualquer tipo de precaução ou isolamento, as visitas não serão permitidas.

    • Quem tem direito a acompanhante?

      Toda gestante que esteja em trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, nos hospitais públicos e conveniados com o Sistema Único de Saúde – SUS (conforme a Lei nº 11.108/2005);

      Idosos com idade igual ou superior de 60 anos (Lei nº 10.741/2003);

      Crianças e adolescentes com idade inferior a 18 anos (Lei nº 8.069/1990);

      Pacientes com deficiência e/ou outras necessidades especiais (Lei nº 13.146/2015);

      Pacientes em tratamento oncológico (Lei nº 14.238/2021);

      Mulheres durante exames e procedimentos (Lei nº 14.737/2023).

    • Estou gripado e preciso de atendimento médico. Devo procurar o HC-UFU?

      O acesso à rede de saúde é sempre por meio da Atenção Básica. Procure a Unidade Básica de Saúde (geralmente é a que fica mais próxima do seu endereço). O médico irá avaliar o seu caso e, se for preciso, irá encaminhar para prosseguimento na UAI/UPA ou na atenção especializada (HC-UFU). O HC-UFU é uma unidade de saúde que atende pacientes de alta complexidade, casos graves.

    • Preciso fazer uma cirurgia. Como faço para realizar o procedimento no HC-UFU?

      O acesso à rede de saúde é sempre por meio da Atenção Básica. Procure a Unidade Básica de Saúde (geralmente é a que fica mais próxima do seu endereço). O médico irá avaliar o seu caso e, se for preciso, irá encaminhar para a atenção especializada (HC-UFU). Se o paciente for residente de Uberlândia, há possibilidade de ser atendido também no Hospital e Maternidade Municipal. O HC-UFU é uma unidade de saúde que atende pacientes de alta complexidade, casos graves.

      Todos os pacientes atendidos pelo HC-UFU são encaminhados pela Secretaria de Saúde de Uberlândia. Para tirar dúvidas sobre agendamento de consultas e procedimentos, entre em contato com a Ouvidoria da Saúde: Telefones: 0800-940-1480 / (34) 3256-3800 Presencial:  Av. Ortízio Borges, 196, bairro Santa Mônica –  Sala 103 – 1.º Piso Horário de atendimento: 8h às 17h e-mail: ouvisaude@uberlandia.mg.gov.br

    • Por que o HC-UFU atende pacientes de outras cidades além de Uberlândia?

      O Hospital de Clínicas da UFU é a referência em atendimentos de alta complexidade para os 27 municípios da Região Ampliada de Saúde Triângulo do Norte (confira a lista aqui: https://www.agenciaminas.mg.gov.br/ckeditor_assets/attachments/8147/12_-_regional_triangulo_norte.pdf).

      Nem todos estes municípios têm condições de manter hospitais de grande porte, por isso, a Secretaria de Estado de Saúde divide todo o estado em diversas regiões de saúde para indicar as unidades de referência para cada município. Veja o mapa abaixo.

      Quem faz a gestão da demanda de serviços de saúde de todas as cidades dessa grande região é a Secretaria de Saúde de Uberlândia. Veja o exemplo abaixo:

      José é morador de Estrela do Sul e precisa de atendimento para tratar uma arritmia cardíaca. Ele vai à Unidade de Saúde de Estrela do Sul, recebe o encaminhamento para uma consulta de alta complexidade e, a Secretaria de Saúde lá da cidade dele, faz a solicitação de marcação de consulta para a Secretaria de Saúde de Uberlândia. Depois que estiver tudo marcado, José recebe as orientações pela Secretaria de Saúde de Estrela Sul, sobre a data e horário da consulta.

      O repasse financeiro é feito, posteriormente, referente ao atendimento realizado em Uberlândia.

      01a.png

    • Pacientes de outras cidades têm preferência para se tratarem no HC-UFU?

      Não. O Hospital de Clínicas é um prestador de serviços de alta complexidade para toda a Região Triângulo do Norte. A Secretaria de Saúde de Uberlândia encaminha a demanda e realiza as marcações de acordo com a agenda disponível do HC-UFU.

      Saiba mais na pergunta "Por que o HC-UFU atende pacientes de outras cidades além de Uberlândia?"

    • O Hospital de Clínicas é da UFU?

      Sim. O Hospital de Clínicas é da Universidade Federal de Uberlândia. Ele foi fundado antes mesmo da UFU nascer, em 1970, mas em 1978, quando a universidade foi federalizada, o hospital passou a fazer parte da UFU. A gestão do hospital é feita pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, estatal que administra os hospitais universitários brasileiros.

    • O que é Ebserh?

      Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) é a empresa pública criada pelo Governo Federal, em 2012, para administrar os hospitais universitários brasileiros. 41 hospitais universitários fazem parte da Ebserh. Saiba mais no site: www.ebserh.gov.br.

      A Ebserh, e todos os seus trabalhadores são vinculados ao Ministério da Educação.

    • Estou sentindo dor de cabeça. Posso ir ao Pronto Socorro do HC-UFU?

      O acesso à rede de saúde é sempre por meio da Atenção Básica. Procure a Unidade Básica de Saúde (geralmente é a que fica mais próxima do seu endereço). O médico irá avaliar o seu caso e, se for preciso, irá encaminhar para a atenção especializada (HC-UFU). Se o paciente for residente de Uberlândia, há possibilidade de ser atendido também no Hospital e Maternidade Municipal. O HC-UFU é uma unidade de saúde que atende pacientes de alta complexidade, casos graves.

    • Quem pode ser atendido no Pronto Socorro do HC-UFU?

      Todos os pacientes que tiverem demanda por atendimento de urgência/emergência de alta complexidade (casos graves) de qualquer um dos 27 municípios da Região Ampliada de Saúde Triângulo do Norte.

      Saiba mais na pergunta "Por que o HC-UFU atende pacientes de outras cidades além de Uberlândia?"

    • Passei por uma consulta na UAI/UPA e o médico pediu um exame. Quero saber quando o HC vai me chamar.

      Se o médico encaminhou você para atendimento especializado, a Secretaria de Saúde de Uberlândia fará a marcação da consulta ou procedimento no HC-UFU.

      Todos os pacientes atendidos pelo HC-UFU são encaminhados pela Secretaria de Saúde de Uberlândia. Para tirar dúvidas sobre agendamento de consultas e procedimentos, entre em contato com a Ouvidoria da Saúde: Telefones: 0800-940-1480 / (34) 3256-3800 Presencial:  Av. Ortízio Borges, 196, bairro Santa Mônica –  Sala 103 – 1.º Piso Horário de atendimento: 8h às 17h e-mail: ouvisaude@uberlandia.mg.gov.br

    • Passei por uma consulta na UAI/UPA e o médico indicou uma cirurgia. Quando serei operado?

      Se o médico encaminhou você para atendimento especializado, a Secretaria de Saúde de Uberlândia fará a marcação da consulta ou procedimento no HC-UFU.

      Todos os pacientes atendidos pelo HC-UFU são encaminhados pela Secretaria de Saúde de Uberlândia. Para tirar dúvidas sobre agendamento de consultas e procedimentos, entre em contato com a Ouvidoria da Saúde: Telefones: 0800-940-1480 / (34) 3256-3800 Presencial:  Av. Ortízio Borges, 196, bairro Santa Mônica –  Sala 103 – 1.º Piso Horário de atendimento: 8h às 17h e-mail: ouvisaude@uberlandia.mg.gov.br

    • Como posso marcar uma consulta no HC-UFU?

      O acesso à rede de saúde é sempre por meio da Atenção Básica. Procure a Unidade Básica de Saúde (geralmente é a que fica mais próxima do seu endereço). O médico irá avaliar o seu caso e, se for preciso, irá encaminhar para a atenção especializada (HC-UFU).

      Todos os pacientes atendidos pelo HC-UFU são encaminhados pela Secretaria de Saúde de Uberlândia. Para tirar dúvidas sobre agendamento de consultas e procedimentos, entre em contato com a Ouvidoria da Saúde: Telefones: 0800-940-1480 / (34) 3256-3800 Presencial:  Av. Ortízio Borges, 196, bairro Santa Mônica –  Sala 103 – 1.º Piso Horário de atendimento: 8h às 17h e-mail: ouvisaude@uberlandia.mg.gov.br

    • O que significa “prioridade vermelha”?

      Todos os atendimentos são classificados por ordem de prioridade de atendimento. Geralmente utiliza-se a Escala de Manchester para classificar os pacientes em cores que indicam o tempo que o paciente pode aguardar para ser atendido.

    • Qual a relação da Secretaria de Saúde de Uberlândia nos agendamentos?

      A Secretaria de Saúde de Uberlândia é a gestora de toda a demanda de serviços de saúde das 27 cidades que compõem a Região Ampliada de Saúde Triângulo do Norte.

      Se o seu médico da UBS ou UAI encaminhou você para atendimento no HC-UFU, você pode tirar dúvidas sobre agendamento de consultas e procedimentos, por meio da Ouvidoria da Saúde: Telefones: 0800-940-1480 / (34) 3256-3800 Presencial:  Av. Ortízio Borges, 196, bairro Santa Mônica - Sala 103 1.º Piso - Horário de atendimento: 8h às 17h e-mail: ouvisaude@uberlandia.mg.gov.br

    • Quero fazer uma reclamação ou elogio. Como devo proceder?

      Todas as manifestações direcionadas ao Hospital de Clínicas da UFU (elogio, reclamação, solicitações, denúncia e sugestões) podem ser registradas na Ouvidoria do hospital. Você pode fazê-lo por e-mail (ouv.hc-ufu@ebserh.gov.br), pelo WhatsApp (34-99841-0679), presencialmente na recepção do HC-UFU ou diretamente pelo Fala.br (https://falabr.cgu.gov.br/).

    • Quem são os gestores do Hospital de Clínicas?

      Você pode conferir a lista de profissionais que ocupam função gratificada no HC-UFU na seção “Quem é Quem” no site do HC-UFU: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/composicao/hospitais-universitarios/hc-ufu/quem-e-quem

    • Como é o organograma do Hospital?

      Você pode conferir o organograma com todas as Unidades, Setores, Divisões e Gerências do hospital no site do HC-UFU: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sudeste/hc-ufu/acesso-a-informacao/institucional/organograma

    • Como faço para solicitar uma cópia do meu prontuário no HC-UFU?

      O prontuário é um documento do paciente. Você pode solicitar cópia no Serviço de Cópias de Prontuário na recepção principal do Hospital de Clínicas (Av. Pará, 1720). O atendimento é realizado das 7h às 16h. Lembre-se de trazer seu documento pessoal com foto.

    • Posso solicitar a cópia do prontuário de um amigo? E de um membro da família?

      Sim, desde que seu amigo lhe dê uma procuração, assinada, autorizando a equipe a realizar a cópia do prontuário. O mesmo caso se aplica a um familiar vivo. Além da procuração, é preciso trazer o documento do paciente para a comparação da assinatura.

      No caso de familiar que já veio a óbito, o solicitante deve ser cônjuge ou, na ausência deste, podem ser os filhos, ou os pais do paciente.

      A solicitação de cópia de prontuário também pode ser feita pelo advogado do paciente, desde que legalmente constituído.

      O Serviço de Cópias de Prontuário fica na recepção principal do Hospital de Clínicas (Av. Pará, 1720). O atendimento é realizado das 8h às 17h. Lembre-se de trazer o documento pessoal com foto.

    • Estou aguardando uma cirurgia no HC-UFU mas foi indicado o uso de material especial. Posso comprar para ser operado antes?

      Não. O Hospital de Clínicas realiza as cirurgias de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde. Portanto, as doações não podem ser direcionadas em benefício de um paciente. Caso você queira fazer doações, elas serão destinadas à instituição, sem direcionamento específico.

    • O Hospital do Câncer é uma instituição separada do HC-UFU?

      Não. O Hospital do Câncer em Uberlândia é o Serviço de Oncologia do Hospital de Clínicas da UFU/Ebserh, um centro de referência para os pacientes oncológicos de Uberlândia e outros mais de 70 municípios. O Grupo Luta Pela Vida (GLPV) é a instituição filantrópica responsável por captar recursos para manutenção, ampliação e melhorias no Hospital do Câncer.

    • O que é o Grupo Luta Pela Vida?

      O Grupo Luta Pela Vida (GLPV) é a instituição filantrópica responsável por captar recursos para manutenção, ampliação e melhorias no Hospital do Câncer, o Serviço de Oncologia do HC-UFU/Ebserh. O grupo conta com uma equipe de mais de 300 voluntários, divididos em diferentes equipes, que auxiliam em atividades como: preparo e distribuição de lanches, bazar e viveiro solidário em que recursos são revertidos em prol do tratamento oncológico, cuidado com a brinquedoteca do hospital e pacientes infanto-juvenis, realização de eventos e ações culturais, apoio espiritual, entre outras.

    • Quero ser voluntário do Grupo Luta Pela Vida. Quem devo procurar?

      O Grupo Luta Pela Vida (GLPV) conta com uma equipe de mais de 300 voluntários, divididos em diferentes equipes, que auxiliam em atividades como: preparo e distribuição de lanches, bazar e viveiro solidário em que recursos são revertidos em prol do tratamento oncológico, cuidado com a brinquedoteca do hospital e pacientes infanto-juvenis, realização de eventos e ações culturais, apoio espiritual, entre outras.

      Acesse o site e saiba como ajudar: https://grupolutapelavida.org.br/sobre-nos-voluntariado/

    • Como são feitos os agendamentos de consulta para iniciar um tratamento oncológico?

      Os agendamentos de consultas e tratamentos oncológicos no Hospital do Câncer em Uberlândia são feitos pela Comissão Municipal de Oncologia.

    • Meu médico indicou um medicamento ou um material especial não padronizado pelo SUS. O HC-UFU vai comprar?

      Não. O Hospital de Clínicas da UFU é um prestador de serviços de saúde e todos os atendimentos e procedimentos, em regra, são feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

      O HC-UFU tem como atividade fim a prestação de serviços de saúde, desta forma, os setores administrativos realizam a aquisição de insumos para viabilizar estritamente o cumprimento dos atendimentos realizados pelo hospital (pelo SUS).

    • Quero trabalhar no Hospital de Clínicas da UFU. Como faço?

      O HC-UFU tem profissionais de diversos vínculos:

      Servidores federais: o acesso é feito por meio de concurso público realizado pela UFU.

      Acesse a página de editais: www.portalselecao.ufu.br/

      Empregados Ebserh: o acesso é feito por meio de concurso público realizado pela Ebserh.

      Acesse a página de Concursos e Seleções: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/acesso-a-informacao/agentes-publicos/concursos-e-selecoes

      Terceirizados: o HC-UFU conta com trabalhadores terceirizados para os serviços administrativos. Acesse o site da Village Serviços: https://villageservicos.com.br/trabalhe-conosco/

    • Sou representante comercial ou propagandista. Como faço para acessar o HC-UFU/Ebserh?

      O acesso de representantes comerciais nas dependências da instituição caracteriza veículo de propaganda de medicamentos e outros insumos para a saúde (RDC ANVISA nº 102/2000).

      As audiências concedidas a fornecedores e potenciais fornecedores no HC-UFU/Ebserh terão sempre caráter oficial e devem ser previamente solicitadas pelo interessado através do link.

      De acordo com a disponibilidade da Unidade de Planejamento de Compras e do Serviço da Unidade Organizacional interessada será agendada a data da audiência. Recebido o processo e confirmado a audiência pública, a Unidade de Planejamento de Compras enviará ao representante, por correio eletrônico o local e data definidos para a audiência, caso seja presencial.

      Para a audiência presencial, os representantes deverão identificar-se junto à recepção do HC-UFU/EBSERH e a recepção informará o endereço físico da Divisão de Administração e Finanças, onde estes deverão se deslocar, respeitando o agendamento. Somente será permitida na audiência a participação do requerente e dos respectivos acompanhantes previamente cadastrados.

      Caso o fornecedor opte por audiência remota, esta será marcada e realizada pela plataforma Microsoft Teams. As audiências deverão ser solicitadas com o prazo de antecedência de, no mínimo, 10 (dez) dias úteis. 

      Essa norma não autoriza que representante o acesse ao hospital, suas unidades de internação, área administrativa, Unidade de Farmácia Clínica e Dispensação Farmacêutica (UFCD) e suas farmácias satélites, assim como os congêneres vinculados ao HCUFU/Ebserh, como o Setor de Oncologia, Ambulatórios e Centro de Referência Nacional em Hanseníase e Dermatologia Sanitária (CREDESH).

      Nos casos que o representante comercial comparecer sem o devido agendamento, é expressamente vedado autorizar que este adentre nas dependências do HC-UFU/Ebserh. Para saber mais acesse a NO.USG.004, que entra em vigor 01/09/2024. 

      Nesse contexto, inclui também as doações de amostras grátis de medicamentos e produtos para saúde. A doação deverá ser institucional por meio de nota fiscal de doação. É vedada a doação destinada a qualquer profissional da saúde, independente do vínculo, ou para uso exclusivo em paciente específico.

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