Notícias
PREVENÇÃO E EDUCAÇÃO
MEAC é referência na assistência à gravidez na adolescência
Fortaleza (CE) – De 1º a 08 de fevereiro é instituída a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. A data foi criada pela Lei nº 13.798/2019 com o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência. De acordo com um estudo do Ministério da Saúde, divulgado em 2020, naquele ano, cerca de 380 mil partos foram de mães com até 19 anos de idade, o que correspondeu a 14% de todos os nascimentos no Brasil.
A Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), que integra o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC/Ebserh), é referência na assistência à gravidez na adolescência. Os últimos dados consolidados da Maternidade são de 2022. Naquele ano, a MEAC fez 610 partos em adolescentes. Foram 15,1% dos partos de adolescentes de Fortaleza e 13,5% dos partos da Maternidade-Escola.
Atendimento multidisciplinar
A unidade hospitalar possui um ambulatório pioneiro e exclusivo no atendimento a adolescentes. No serviço, são oferecidos acompanhamento com ginecologia, obstetrícia e planejamento familiar, além do programa Superando Barreiras, que atende pessoas vítimas de violência sexual. A adolescente que desejar ser atendida na MEAC precisa, primeiramente, buscar um posto de saúde de sua região para, assim, ser encaminhada à Maternidade. O ambulatório funciona das 7h às 19h, de segunda a sexta.
Riscos de gravidez na adolescência são obstétricos e psicossociais
Os riscos da gravidez na adolescência são obstétricos: maior número de pré-eclâmpsia grave, maior anemia, mais partos prematuros, maior risco de morte materna e do recém-nascido, principalmente nas menores de 15 anos. Mas os desafios são também psicossociais. Em geral, a adolescente deixa a escola, prejudicando assim todo o seu futuro, aumentando o ciclo de pobreza, visto que a maioria é de classe social menos favorecida.
“Os números relacionados à gravidez na adolescência, graças a um trabalho coletivo de profissionais da saúde, educação e mídia, tem diminuído, porém ainda é alto, visto que as meninas estão iniciando a atividade sexual mais cedo, sem orientação do uso de anticoncepcional seguro. No Brasil, a média de nascimento de filhos de adolescentes é de 12,8%, sendo maior nas regiões norte e nordeste. Em Fortaleza, já diminuímos para uma média de 10% dos partos em adolescentes, porém temos cidades do interior do estado com mais de 13%”, analisa a chefe da Divisão Médica da MEAC, Zenilda Bruno.
Educar para prevenir
Para diminuir a gravidez na adolescência, a especialista aponta que trabalhar nas escolas, nos serviços de saúde, nas comunidades e nos espaços culturais, orientando sobre os métodos anticoncepcionais seguros, principalmente os de longa duração, é um caminho assertivo.
“No Brasil, temos 29% de reincidência de partos em adolescentes. Se conseguíssemos colocar os métodos reversíveis de longa duração (LARCs) nestas meninas, já diminuiríamos um terço desses números. A gravidez não planejada é prejudicial em todas as idades, aumentando os riscos de aborto clandestino ou um menor abandonado e maior prejuízo para a sociedade, sobretudo quando ocorre em adolescentes”, afirma a chefe da Divisão Médica da MEAC.
Sobre a Ebserh
O Complexo Hospitalar da UFC, formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Para mais informações à imprensa:
Chefe Substituta da Unidade de Comunicação Regional para o Ceará
Marina Nunes
(85) 3366.8183 | 9 8818.2791 | comunicacao.ch-ufc@ebserh.gov.br