Notícias
AVALIAÇÃO DE 2020
Laboratório de Análises Clínicas do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh é avaliado como “Excelente” pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade
Fortaleza, 04 de fevereiro de 2021 – O Laboratório de Análises Clínicas do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), recebeu o conceito “Excelente” na avaliação de 2020 do Programa Nacional de Controle de Qualidade, patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (PNCQ/SBAC). O certificado emitido pela SBAC atesta o elevado nível de qualidade dos exames realizados na unidade laboratorial.
Conforme explica Ila Lima, farmacêutica e chefe do Laboratório de Análises Clínicas, a cada mês, a unidade recebe amostras-controle destinadas a todas as bancadas da unidade laboratorial, que são processadas como se fossem material biológico de um paciente da rotina de atendimentos. Com a continuidade do processo, os resultados das análises são enviados para o PNCQ. Se estiverem dentro da faixa de valores esperados, é fornecido um conceito de avaliação mensal. Ao final de 12 meses, são analisadas todas as avaliações obtidas e é gerado um conceito anual para o laboratório. Esse conceito de excelência obtido agora é referente às amostras analisadas entre o período de outubro de 2019 e setembro de 2020. No ano passado, o laboratório também recebeu o conceito “Excelente”, mas relativo aos meses iniciais de avaliação (agosto e setembro de 2019).
Para Ila, em um ano tão desafiador como 2020, obter um conceito de excelência em nível nacional mostra “o empenho diário da equipe no estabelecimento de processos de qualidade em cada etapa do processamento dos exames, mesmo diante de tantas adversidades”. A avaliação positiva é ratificada pela usuária Ester Rodrigues Barros, de 32 anos. Paciente do Serviço de Reumatologia do HUWC, começou a realizar exames no laboratório em 2015. “Não tenho nada de ruim para falar do atendimento no laboratório. Muito pelo contrário, o serviço é ótimo, sou muito grata. Só tenho a agradecer”.
Além dos benefícios para pacientes como Ester, Ozilene Batista, chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do Hospital Universitário, destaca que essa segunda certificação seguida de excelência garante qualidade das análises laboratoriais para o corpo clínico também, com ênfase na eficiência da fase analítica do processo que envolve toda a unidade e maior credibilidade do serviço.
Na avaliação do gerente de Atenção à Saúde do HUWC, Arnaldo Peixoto, o sentimento de agora é de gratidão. “A minha fala é de agradecimento a todos os colaboradores que compõem o laboratório, em todos os níveis, pois é graças ao trabalho diário deles que vem este reconhecimento”, finaliza.
Saiba mais
O Laboratório de Análises Clínicas realizou, em 2020, 986.643 exames de 249 diferentes tipos. Ali, são atendidos pacientes tanto do Hospital Universitário Walter Cantídio como da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand. Os serviços ofertados incluem a coleta, o processamento e a liberação de exames laboratoriais confiáveis, a partir de ações profissionais executadas com tecnologia e metodologia, capazes de garantir a excelência diagnóstica de suas análises. A equipe é formada por 17 farmacêuticos, 48 técnicos de laboratório, quatro recepcionistas e um assistente administrativo.
Os bons resultados estão relacionados às melhorias que o laboratório vem recebendo nos últimos anos. A área foi beneficiada com a reforma de seu espaço físico. A Microbiologia também recebeu dois equipamentos indispensáveis à prática de análises microbiológicas. Um deles foi a Cabine de Segurança Biológica II A2, que é importante para o manuseio adequado de materiais contaminados de modo a resguardar a segurança daquele que está realizando a análise. Outro equipamento adquirido foi a Capela de Exaustão, fundamental para a realização do processo de coloração, importante para a identificação da morfologia bacteriana.
Podem-se destacar outros avanços da área, tais como: acesso aos resultados dos exames laboratoriais pelo site do Complexo Hospitalar; marcação de exames por aplicativo de mensagens (whastapp); implementação do processamento de citologia de líquidos biológicos 24h; implantação do sistema eletrônico de senhas para atendimento ao paciente; padronização de horário de rondas de coletas de exames laboratoriais nas unidades de internação; implantação do protocolo de identificação segura do paciente; implantação do colegiado gestor da unidade; criação de indicadores de resultados da unidade (recoleta, coleta de urgência e tempo de atendimento ao protocolo sepse); entre outros.
Sobre a Ebserh
O Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Hospitalar Ebserh não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país, apenas atua de forma complementar ao SUS.
Obs: Foto com colaboradores sem máscara foi registrada antes da pandemia.
Jornalista responsável: Ludmila Wanbergna (MTB 1809 CE)
Unidade de Comunicação Social
Hospital Universitário Walter Cantídio
Complexo Hospitalar da UFC
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
comunicacao.huwc@ebserh.gov.br | 9 9265.5460