Notícias
Conheça o Cetrata e Juntrata
O Centro de Tratamentos e Transtornos Alimentares (CETRATA) foi fundado em 1998 e funciona no Ambulatório de Psiquiatria - Saúde Mental do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da Universidade Federal do Ceará (UFC), sob a orientação e coordenação do Prof. Dr. Fábio Gomes de Matos e Souza. Tem metodologia fundamentada no tripé acadêmico de ensino-pesquisa-extensão.
O CETRATA oferece tratamento para pessoas com Transtornos Alimentares e Obesidade. Para melhor atender aos pacientes, divide-se em dois serviços: o Ambulatório de Transtornos Alimentares (ATA), responsável pelos casos de Anorexia Nervosa, Bulimia Nervosa, Compulsão Alimentar e Transtorno Alimentar Restritivo/Evitativo (TARE); e o Centro de Tratamento de Obesidade (CTO), que auxilia no manejo de indivíduos com obesidade, com ou sem Compulsão Alimentar. Os atendimentos acontecem todas as terças-feiras, de 8h às 12h no ATA, e de 13h às 17h no CTO.
O CETRATA conta com equipe multidisciplinar com atuação interdisciplinar, integrada por profissionais e extensionistas de psiquiatria, psicologia, nutrição, assistência social, enfermagem e fisioterapia. A atuação integrada torna o processo terapêutico mais efetivo, além de promover mais aprendizado para toda a equipe de extensionistas.
O dia 2 de junho é o Dia Mundial de Conscientização dos Transtornos Alimentares, tornando junho um mês importante para a comunidade atuante na área. Pensando nisso, o CETRATA uniu o nome do mês de junho com o próprio nome e criou o “Juntrata”.
O Juntrata é um conjunto de ações realizadas durante todo o mês de junho pela equipe CETRATA, com o objetivo de alertar a população sobre a prevenção e o tratamento dos Transtornos Alimentares, pois há uma crescente, principalmente em crianças e adolescentes, com uma prevalência de 20% em idade de 6 a 18 anos. Além disso, reforçar a implementação de políticas públicas voltadas para esse público. Com isso, as ações são realizadas em diferentes espaços da comunidade, como escolas, universidades, hospitais e mídias sociais para alcançar o maior número de pessoas.