Perguntas Frequentes
-
-
O que é o Enare e como funciona?
O Enare é um processo seletivo unificado, instituído pelo MEC, via Portaria MEC Nº 329, de 23 de abril de 2025 para o ingresso em programas de residência médica de acesso direto e que exigem pré-requisito; e para residência multiprofissional e em área profissional da saúde.
O Enare possibilita que os candidatos realizem uma única prova e concorram às vagas das diversas instituições participantes, otimizando o acesso e garantindo um processo mais transparente e eficiente.
-
Quem pode participar do Enare?
Podem participar profissionais da saúde que desejam ingressar em programas de residência médica ou multiprofissional e em área profissional da saúde ofertados pelas instituições participantes.
Os critérios específicos de elegibilidade são detalhados nos editais de cada edição.
-
Quais Instituições podem aderir ao Enare?
Podem aderir Instituições Públicas e Instituições Privadas com ou sem fins lucrativos que ofertam Programa(s) de Residência Médica e/ou Programa(s) de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde, reconhecido(s) pelo Ministério da Educação (MEC) e que possuam vagas autorizadas com financiamento das bolsas de Residência garantido.
-
Quem é responsável pela informação e atualização das vagas ofertadas no Enare?
As instituições participantes são responsáveis pelo registro e atualização de todas as informações de programas e vagas ofertados no Enare.
-
A oferta de vagas no Enare pode ter alteração ao longo do processo?
Nos prazos definidos no Cronograma, as Instituições Participantes poderão realizar a atualização dos programas e das vagas inicialmente disponibilizados. Ao longo do processo, são disponibilizados três períodos para retificação de programas e vagas ofertadas pelas Instituições.
-
Processo de matrícula
As Instituições Participantes serão responsáveis por planejar e executar o processo de matrícula. O Edital de matrícula de cada Instituição Participante disporá sobre o processo, os prazos e os documentos necessários para efetivação da matrícula.
-
Residência Médica – Acesso Direto
Os programas de Residência Médica – Acesso Direto são organizados sob a forma de curso de especialização, caracterizado por treinamento em serviço, em regime máximo de 60 (sessenta) horas semanais, com vagas ofertadas pelas Instituições Participantes.
O candidato deverá ter concluído ou estar em processo de formação em medicina, desde que esteja cursando o último semestre e com conclusão (colação de grau) prevista até, no máximo, a data do início do programa ao qual está concorrendo, sendo vedada a participação na seleção de estudantes de Medicina que concluirão o curso após esta data, assim como de médicos não habilitados
O candidato deverá ter inscrição devidamente concluída no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), conforme disposto na Portaria MEC n.º 330, de 23 de abril de 2025, no edital de inscrição do Enamed, e neste edital.
-
O que é o Enamed?
O Enamed é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), conduzida pelo Inep em colaboração com a Ebserh. Foi instituído via Portaria MEC nº 330, de 23 de abril de 2025.
Os resultados do Enamed servirão para avaliar os cursos de graduação em Medicina a partir do desempenho dos estudantes inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade e para subsidiar os processos de seleção para ingresso em programas de Residência Médica de Acesso Direto no âmbito do Enare.
-
Como é a inscrição do candidato da Residência Médica de Acesso Direto?
O candidato deve fazer sua inscrição no Enamed, via Inep, livre de taxa de inscrição e optar por utilizar os resultados no âmbito do Enare, sendo direcionado para confirmar a inscrição na plataforma oficial do Enare. O candidato deverá preencher seus dados e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, ou solicitar a isenção, nos prazos estabelecidos no edital.
-
Etapas do processo seletivo para Residência Médica (Acesso Direto)
O processo seletivo será composto por 1 (uma) etapa: Prova Objetiva, realizada por meio do Enamed
Os participantes do Enamed poderão utilizar os resultados no âmbito do Enare, mediante inscrição no processo seletivo e respectivo pagamento da taxa, ou isenção, conforme editais a serem divulgados pelo Inep e Ebserh.
As provas da Residência Médica de Acesso direto do Enare serão aplicadas pelo Inep, no âmbito do Enamed.
Não haverá outra opção de prova no Enare para residência médica de acesso direto.
-
Cronograma para Residência Médica (Acesso Direto)
Para o Enare acesso direto, os cronogramas do Enamed e do Enare terão correspondência quanto ao período de inscrição, aplicação e resultado da prova objetiva.
-
Residência Médica – Pré-requisito, Ano adicional e Área de atuação
Os programas de Residência Médica – Pré-requisito, Ano adicional e Área de atuação são organizados sob a forma de curso de especialização, caracterizado por treinamento em serviço, em regime máximo de 60 (sessenta) horas semanais, com vagas ofertadas pelas Instituições Participantes.
O candidato deverá ter concluído ou estar em processo de conclusão de um Programa de Residência Médica do Pré-requisito condicionante ao ingresso em outra especialidade ou áreas de atuação ou ano adicional, credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica, previsto até, no máximo, a data do início do programa ao qual está concorrendo, sendo vedada a participação na seleção de médicos que concluirão o curso após esta data, assim como de médicos não habilitados.
-
Como é a inscrição do candidato das Residências Médicas que exigem pré-requisito?
As inscrições são realizadas exclusivamente pela plataforma oficial do exame. O candidato deve acessar o link de inscrição no site do Enare, preencher seus dados e efetuar o pagamento da taxa de inscrição ou pedido de isenção no prazo estipulado no edital.
-
Etapas do processo seletivo para as Residências Médicas que exigem pré-requisito
O processo seletivo será composto por 1 (uma) etapa: Prova Objetiva, elaborada e aplicada pela FGV.
-
Cronograma para as Residências Médicas que exigem pré-requisito?
As datas das etapas do processo de seleção são as mesmas das residências médicas de acesso direto.
-
Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde
Os Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional) destinados às profissões da saúde, excetuada a área médica, são organizados sob a forma de curso de especialização, caracterizado por ensino em serviço, em regime máximo de 60 (sessenta) horas semanais, duração mínima de 2 (dois) anos e em regime de dedicação exclusiva, com vagas ofertadas pelas Instituições Participantes.
Para participação no processo seletivo, os candidatos deverão ter diploma de graduação ou estar em processo de formação, desde que estejam cursando o último semestre e com conclusão (colação de grau) prevista até, no máximo, a data do início do programa ao qual estão concorrendo, sendo vedada a participação na seleção de estudantes que concluirão o curso após essa data, assim como de profissionais não habilitados.
-
Como é a inscrição do candidato das Residências Multiprofisisonal e em Área Profissional da Saúde?
As inscrições são realizadas exclusivamente pela plataforma oficial do exame. O candidato deve acessar o link de inscrição no site do Enare, preencher seus dados e efetuar o pagamento da taxa de inscrição ou pedido de isenção no prazo estipulado no edital.
-
Etapas do processo seletivo para as Residências Multiprofisisonal e em Área Profissional da Saúde
O processo seletivo será composto por 1 (uma) etapa: Prova Objetiva, elaborada e aplicada pela FGV.
-
Cronograma para as Residências Multiprofisisonal e em Área Profissional da Saúde
Com exceção do período de inscrição, as demais datas das etapas do processo de seleção são as mesmas das residências médicas.
-
Central de Atendimento
Está disponível canal de atendimento para as instituições e para os candidatos.
Telefone: 0800 591 3078
E-mail: exame.enare@fgv.br
O horário de atendimento é das 9h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira, exceto em feriados nacionais.
-
O que é o Enare e como funciona?