Notícias
SÉRIE CONSELHEIROS
Conselho de Administração da Ebserh é formado por nove profissionais de cinco instituições
Brasília (DF) – Na última reportagem da série sobre o Conselho de Administração (CA) da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Eserh), você conheceu a representante da vaga reservada à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Sandra Regina Goulart Almeida. Agora, vamos apresentar o ocupante da segunda vaga reservada ao Ministério da Saúde: o membro independente indicado pela pasta, Milton de Arruda Martins. 
Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Milton Martins fez residência, doutorado e livre-docência também na Faculdade de Medicina da USP. Parte da sua formação acadêmica ocorreu fora do Brasil: entre 1988 e 1990, ele fez pós-doutorado na Harvard Medical School, Harvard University, no Beth Israel Hospital e no Children’ Hospital, em Boston.
Na área da gestão, Milton foi presidente da Associação Brasileira de Educação Médica e secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde. Já ocupou os cargos de presidente da Comissão de Graduação e coordenador do Curso de Medicina da FMUSP. Atualmente, é professor titular de Clínica Médica Geral e diretor do Serviço de Clínica Geral do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, além de presidente do Conselho Diretor do Centro de Desenvolvimento de Educação Médica e das Profissões da Saúde da FMUSP.
Coordenador Executivo do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme), Milton Martins também é pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Suas áreas de pesquisa são educação médica, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica e promoção da saúde. Milton também atuou como editor de vários livros de medicina, entre eles Semiologia Clínica, Manual do Residente de Clínica Médica e Clínica Médica, da FMUSP.
Sobre o CA
O Conselho de Administração da Ebserh é composto pelo presidente da estatal, três pessoas indicadas pelo Ministério da Educação (MEC), duas pelo Ministério da Saúde (MS), uma pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), uma pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e um representante dos empregados. Atualmente, um dos cargos está vago, aguardando indicação do MEC.
Órgão de deliberação estratégica e colegiada da estatal, o CA tem diversas atribuições, como: fixar a orientação geral dos negócios da Ebserh; avaliar, a cada quatro anos, o alinhamento estratégico, operacional e financeiro; eleger e destituir os membros da Diretoria Executiva da Ebserh, fiscalizar a gestão dos membros da Diretoria Executiva; e aprovar as Políticas da Ebserh, dentre elas a Política de Controle Interno, Conformidade e Gerenciamento de Riscos.
O conselho se reúne, ordinariamente, uma vez por mês e, extraordinariamente, sempre que se fizer necessário, por convocação do Presidente ou por solicitação de, no mínimo, quatro integrantes. Como previsto na lei nº 9.292, os conselheiros recebem uma remuneração mensal que equivale a 10% da remuneração média dos diretores e presidente da Ebserh.
Série
Nas reportagens anteriores desta série, você já conheceu outros seis integrantes do Conselho de Administração da Ebserh: o subsecretário de Planejamento e Orçamento do MEC e presidente do CA, Adalton Rocha, o secretário executivo da pasta, Leonardo Barchini, o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, o secretário adjunto da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Nilton Pereira Júnior, a docente do curso de graduação em medicina da Universidade de São Caetano do Sul (USCS-SP) e pesquisadora do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá/MCTI, Lena Vânia Carneiro Peres, e a vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sandra Regina Goulart Almeida. Na próxima matéria, você vai acompanhar o perfil do representante dos empregados da Ebserh no colegiado: o enfermeiro do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) Alailson Rocha Santana.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh