Notícias
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
MDHC amplia presença no Marajó com doação de lanchas da Itaipu Binacional
(Foto: Raul Lansky/MDHC)
O Programa Cidadania Marajó, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), recebeu nesta terça-feira (18) a doação de cinco lanchas da Itaipu Binacional. A formalização da entrega ocorreu durante a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).
O evento contou com a participação da secretária nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Élida Lauris; da representante da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, Luciana Cruz; e do diretor Financeiro Executivo da Itaipu Binacional, André Pepitone.
A parceria reforça a cooperação entre o governo federal e a Itaipu, fortalecendo ações estratégicas voltadas à população do Marajó e contribuindo para ampliar o acesso de comunidades ribeirinhas aos serviços públicos.
Acesso e presença do Estado no território
Élida Lauris destacou que o principal objetivo da iniciativa é fortalecer a participação social e garantir condições de mobilidade à população marajoara. “A população poderá ter um outro tipo de acesso pela prefeitura para políticas públicas, acesso a órgãos públicos por não ter no arquipélago. A garantia dessa mobilidade já é um direito humano”, explicou a secretária.
André Pepitone ressaltou que a destinação das embarcações representa um compromisso social da empresa. “A diretoria da Itaipú decidiu dar a essas embarcações um novo propósito, um propósito social, humano e transformador. E agora essas embarcações passam a integrar uma política pública essencial para ampliar acesso a serviços, fortalecer a mobilidade em áreas remotas e avançar na efetivação de direitos fundamentais no arquipélago do Marajó”, afirmou.A representante da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, Luciana Cruz, ressaltou que a entrega é um exemplo prático da importância da participação social no controle das políticas públicas. “A doação das lanchas é uma importante iniciativa e destaca que a política pública só tem êxito com a participação social”, concluiu.
Objetivo
As embarcações entregues têm o objetivo de apoiar diretamente as ações desenvolvidas pelo Programa Cidadania Marajó. Com as lanchas, equipes do MDHC ampliam sua capacidade de deslocamento e de atendimento às demandas sociais do território. Trata-se de um passo importante para aprimorar os serviços oferecidos às populações locais e promover melhores condições de vida às famílias beneficiadas.
Também participaram da cerimônia a chefe do escritório da Itaipu Binacional em Brasília, Ligia Soares; a chefe da Assessoria de Comunicação Social da Itaipu Binacional; os prefeitos de Afuá, Henrique Lopes; São Sebastião, Getúlio Souza; Curralinho, Cleber Rodrigues; Melgaço, José Dias; e a prefeita de Oeiras do Pará, Gilma Ribeiro.
Leia também:
Texto: C.A.
Edição: G.O.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.
