Notícias
GESTÃO
Diretora de Atenção à Saúde da Ebserh visita o HU-UFMA
São Luís (MA) – Nos dias 04 e 05 de outubro, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu a visita da diretora de Atenção à Saúde (DAS), Lumena Almeida Castro Furtado. O objetivo foi conhecer o funcionamento do Hospital e discutir possíveis melhorias na prestação de serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Também foram abordados temas como a utilização do recurso do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, que será direcionado para melhorar a ambiência da instituição.
A Ebserh, responsável pela gestão do HU-UFMA desde 2013, também administra outros 40 hospitais universitários federais em todo o país, como destacou Lumena, “O maior objetivo dos nossos hospitais, é poder propiciar ensino e pesquisa de qualidade, mas inserido no SUS. E, no Maranhão, estou vendo um hospital que é regulado pelo gestor, que atende as necessidades do SUS no Estado, que está aberto, inclusive, para momentos de crise sanitária, tanto no Estado como fora dele”.
A gestora reforçou o compromisso de oferecer um atendimento de qualidade e eficiente, além de buscar aprimorar os serviços prestados pelo SUS. Para ela, “Nessa visita específica, temos o objetivo de, junto com o Ministério da Saúde, Secretaria Estadual e Secretaria Municipal, que é o gestor local, fazer uma pactuação de como que o Hospital pode contribuir de forma a prestar um cuidado de qualidade e ampliando ainda mais o acesso da população”.
Para a superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, momentos como esse só têm a fortalecer o trabalho em Rede e a integração na busca por um serviço cada vez melhor para o SUS. “Para nós, enquanto gestores do HU-UFMA, é muito importante saber que temos apoio irrestrito em prol do objetivo comum de fortalecer o ensino e a assistência em saúde no âmbito do SUS. A visita só tem a estreitar e fortalecer ainda mais nossas ações para a melhoria contínua do hospital”, afirmou.
Durante a visita, a Lumena conheceu as instalações da Unidade Presidente Dutra, incluindo áreas de UTIs, ambulatórios, hemodinâmica, Núcleo de Internação e Regulação, entre outros. No segundo dia, a programação iniciou com uma breve apresentação das atividades da Gerência de Atenção à Saúde do HU-UFMA e suas Divisões, seguindo para visita à Unidade Materno Infantil e ambulatórios, além de reunião com gestores locais do SUS para dialogar sobre fortalecimento e possíveis ampliações no atendimento.
Sobre o investimento do PAC, será utilizado para adequação de um prédio cedido pelo Exército Brasileiro ao HU-UFMA, com o objetivo de unificar os atendimentos ambulatoriais que atualmente funcionam em anexos separados. Segundo Lumena, “São R$ 25 milhões para o HU-UFMA e esse recurso vai ajudar a melhorar muito a estrutura física e a ambiência, além de reorganização do fluxo de atendimento, inclusive deixando de alugar prédios, para colocar em um mesmo local os serviços que fazem sentido estar juntos e que estão fragmentados”, explicou.
O HU-UFMA é referência estadual para procedimentos de alta complexidade, como cirurgia cardiovascular, neurocirurgia e transplantes. Composto por duas grandes unidades hospitalares, Presidente Dutra e Materno Infantil, e nove ambulatórios externos, possui 573 leitos, incluindo 63 de UTI neonatal, adulto e pediátrica. Sua missão é educar por meio do ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, assistindo aos usuários do SUS com foco na formação, qualidade e segurança.
Sobre a Ebserh
O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires, com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh