Programa TEAtivo

Programa Teativo realiza entrega de uniformes na APAE de São Luís

A Iniciativa do Ministério do Esporte em parceria com a Associação já possui 11 núcleos em nove capitais e dois municípios da Região Nordeste

Publicado em 31/10/2024 14:55
Compartilhe:
Entrega dos uniformes para as famílias e alunos do TEAtivo. Foto: APAE/Divulgação

Mais de 120 alunos do Programa TEAtivo na  Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Luís, no Maranhão, receberam nesta semana seus uniformes esportivos. A iniciativa do Ministério do Esporte, em parceria com a APAE, busca promover a inclusão social e a qualidade de vida para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) por meio de atividades esportivas.

No núcleo de São Luís, em funcionamento há dois meses, os alunos têm a oportunidade de desenvolver habilidades em modalidades como capoeira, atletismo, futsal e natação. “Queremos melhorar a qualidade de vida dessas crianças e de seus familiares, buscando uma transformação social. Já temos 11 núcleos em funcionamento e, em breve, estaremos em todo o país”, destacou o ministro do Esporte, André Fufuca. A expectativa é que o programa atenda aproximadamente três mil crianças e adolescentes com TEA na região Nordeste por meio desses primeiros núcleos.

O secretário nacional do Paradesporto, Fábio Araújo, destaca a importância das atividades esportivas na inclusão dos beneficiários do programa. “Para muitos, a atividade física pode ser uma forma eficaz de melhorar os hábitos de vida, aumentar a autoestima e desenvolver habilidades sociais. No TEAtivo, as atividades são adaptadas às necessidades de cada participante, criando um ambiente acolhedor e estimulante”, afirmou.

A entrega dos uniformes representa mais uma etapa importante no desenvolvimento do Programa Teativo. Os materiais distribuídos são personalizados e simbolizam a participação e integração dos alunos nas atividades esportivas promovidas pela instituição. “A entrega dos uniformes traz novas oportunidades de integração e desenvolvimento de habilidades por meio do esporte. Este projeto permite que mais de 120 crianças e jovens com TEA, de 6 a 18 anos, pratiquem atividades como natação, atletismo, futsal e capoeira, reforçando nosso compromisso com o desenvolvimento integral de cada um deles”, ressaltou Christiane Diniz, gestora da APAE São Luís.

A solenidade conto com a presença do presidente da Federação das APAEs do Maranhão, Nadson Barros; da gestora da APAE São Luís, Christiane Diniz; da coordenadora do CAEE Eney Santana, Eliseth Sarges; além de profissionais envolvidos no projeto.


Assessoria de Comunicação - Ministério do Esporte 

Categorias
Cultura, Artes, História e Esportes
Compartilhe: