TEAtivo

Programa TEAtivo começa a funcionar em Imperatriz - MA

O núcleo vai oferecer 200 vagas para crianças e adolescentes com transtorno do espectro do autismo praticarem quatro modalidades esportivas

Publicado em 22/07/2024 18:38Modificado há um ano
Compartilhe:
Demonstração de capoeira na inauguração do Núcleo TEAtivo em Imperatriz - MA Foto: Dney Justino

Nesta terça-feira (23/07), o Secretário Nacional de Paradesporto do Ministério do Esporte, Fábio Araújo, participará da cerimônia de início de atividades do núcleo do Programa TEAtivo localizado em Imperatriz, no Maranhão.

O programa TEAtivo é uma iniciativa do Ministério do Esporte em parceria com a  APAE – Brasil, que conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte e prevê a implantação de 10 núcleos em capitais do Nordeste brasileiro. O programa busca democratizar acesso a práticas esportivas, atividades físicas e lazer para pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA), entre 6 e 18 anos.

O núcleo de Imperatriz terá disponibilidade para atender 220 crianças e adolescentes.  Até o momento, 100 dessas vagas ainda estão disponíveis, e os interessados podem se inscrever até o dia 05 de agosto. Na unidade de Imperatriz  o Programa TEAtivo vai oferecer quatro modalidades esportivas: Capoeira, Natação, Futsal e Atletismo. O Nordeste receberá 11 núcleos da iniciativa.

O presidente da FEAPAES-MA Nadson Barros, e o presidente da APAE de Imperatriz José João da Silva estarão presentes à cerimônia. Durante o evento os inscritos receberão os uniformes e haverá apresentação de capoeira.

Para o secretário nacional de Paradesporto, Fábio Araújo, o evento representa o marco inicial de um programa esperado em todo o Brasil. “O ministro André Fufuca vem lutando para tornar o programa uma realidade em todo o Brasil. A Portaria que instituiu o TEAtivo foi um dos primeiros atos dele. Temos a intenção de transformar o atendimento esportivo a crianças e jovens com TEA em política de saúde e o projeto é o primeiro passo para conseguirmos alcançar esse objetivo”, concluiu o secretário.

Assessoria de Comunicação

Categorias
Cultura, Artes, História e Esportes
Compartilhe: